UOL Entretenimento Televisão

09/04/2010 - 07h00

Para Hanks e Spielberg "The Pacific" mostra novo ângulo da Segunda Guerra

ANA MARIA BAHIANA
Especial para o UOL, de Los Angeles
  • Assista à prévia da nova série da HBO que estreia dia 11 de abril no Brasil


“Quando começamos a produzir 'Band of Brothers' queríamos em primeiro lugar contar histórias sobre um período que fascinava nós dois. E provavelmente o projeto se tornou algo muito mais rico e profundo do que tínhamos pensado. Isso nos encorajou a ir em frente e explorar um outro ângulo da mesma época”, diz Tom Hanks, enquanto, a seu lado, Steven Spielberg balança a cabeça em aprovação. “Com 'The Pacific' temos a oportunidade de examinar outros aspectos do período, e uma série de circunstâncias e personagens completamente diferentes, embrenhados numa guerra de terror e racismo.”

Hanks e Spielberg, lado a lado numa mesa de café da manhã em Beverly Hills, estão debatendo as origens, propósitos e detalhes de "The Pacific", a minissérie de dez episódios sobre o front asiático da Segunda Guerra Mundial que os dois produziram para a HBO. "Band of Brothers", nove anos atrás, baseava-se no livro homônimo do historiador Stephen Ambrose sobre um regimento de paraquedistas atrás das linhas inimigas nas primeiras horas da invasão da Normandia.

"The Pacific" baseia-se em quatro livros autobiográficos de fuzileiros navais norte-americanos que serviram no front do Pacífico depois do ataque japonês a Pearl Harbour, em dezembro de 1941. Dois deles -os soldados rasos Robert Leckie e Eugene Sledge- tornaram-se os personagens centrais da minissérie, vividos respectivamente por James Badge Dale (veterano da TV, principalmente na terceira temporada da série "24 Horas", onde era Chase Edmunds ) e Joe Mazzello (que foi, entre outros, o menino de "Parque dos Dinossauros" e o filho de Meryl Streep em "O Rio Selvagem"). "The Pacific" segue Sledge , Leckie e seus companheiros de tropa do primeiro embate em Guadalcanal até a tomada de Iwo Jima, já no final da campanha. Depoimentos dos verdadeiros veteranos da guerra servem de introdução e comentário a cada episódio.

Com um orçamento de 12 milhões de dólares por episódio, "The Pacific" foi filmado em meados de 2007 em diversas locações e estúdios da Austrália, com seis diretores –dois deles, Tony To e Grahm Yost, veteranos de "Band of Brothers"- alternando-se nos dez episódios . “Este é o tipo de projeto em que não quero por minha cara na frente, mas, pelo contrário, ser a pessoa que traz as histórias e as apresenta”, diz Spielberg.

“É um projeto perfeito para meu trabalho como produtor e não como diretor. Minha preocupação era trazer as histórias desses soldados, histórias poderosas, e colaborar com Tom na montagem de uma arquitetura que tornasse isso possível –mais que isso, que tornasse isso acessível ao público. Não somos professores de história, e uma minissérie não é um discurso– no fim das contas, é entretenimento, e o papel do produtor é encontrar o equilíbrio entre a necessidade do meio, da TV, e a necessidade de manter a integridade da história.”
 

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host