UOL Entretenimento Televisão

09/04/2010 - 00h30

Humberto Martins vive outro pai rígido na TV em "Escrito nas Estrelas"

PopTevê

Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias

Humberto Martins, que vive um especialista em reprodução humana na TV

Para Humberto Martins, complexo é o adjetivo que melhor define Ricardo, médico que ele vai viver em "Escrito Nas Estrelas", nova trama das seis da Globo. "É um personagem amargurado, materialista, sério...", antecipa o ator. E logo explica o porquê de tamanha amargura e ceticismo. "Depois que a mulher morre, meu personagem passa a superproteger o filho, que começa a bater de frente com ele, já que os dois têm uma série de pontos de vista contrários", justifica Humberto, fazendo referência ao jovem médico Daniel, interpretado por Jayme Matarazzo.

O cuidado excessivo do pai em relação ao filho, segundo Humberto, começa pelo fato de ele querer que o rapaz exerça a mesma especialidade que a dele: reprodução humana. "Logo no primeiro capítulo da novela, ele já tem um embate com o filho sobre isso", adianta. Dono de uma renomada clínica de fertilização, Ricardo vê no filho o grande sucessor. O problema é que Daniel não tem apego em relação ao negócio. Para o rapaz, o mais importante é se dedicar à população carente.

"O pai vê essa atitude do filho com maus olhos porque ele quer mesmo é que o garoto dê segmento à clínica e trace uma carreira bem-sucedida por lá", explica, adiantando que, logo no primeiro capítulo da história, pai e filho vão se confrontar justamente por causa disso. "O Ricardo briga com o Daniel porque ele quer levar as vítimas de uma enchente na comunidade em que ele trabalha para a casa da família em Petrópolis", conta.

O fato é que, ao discutir com o pai, o filho pega o carro e parte para a Região Serrana. Sem o consentimento do pai, é claro. No caminho, sofre um acidente e morre. "E essa morte do filho acaba desestabilizando ainda mais a personalidade do Ricardo", argumenta. Inconformado com a perda do único herdeiro, o médico se isola na casa de Petrópolis e entra em depressão.

"Aí aparece o Breno, um amigo do Daniel, e diz a ele que o rapaz havia congelado sêmen", explica Humberto, citando o personagem de Paulo Vilela. A partir dessa esperançosa descoberta, o médico passa a ter um pensamento fixo na vida: encontrar uma mãe para gerar seu neto. "Para o Ricardo, através do nascimento de um neto, ele terá de volta o filho", argumenta.

Para interpretar esse especialista em reprodução humana, Humberto pediu ajuda à Maria Cecília Erthal, médica especializada no assunto que lhe deu várias orientações, entre elas, ter muito carinho com a paciente, que, na maior parte das vezes, está fragilizada por não conseguir ter um filho nas condições normais. "Aprendi também que as pessoas preferem o sigilo, que nem todo mundo está aberto a expor a sua impossibilidade de gravidez", acrescenta.

Humberto ainda ficou sabendo pela médica que algumas mulheres acabam até se apaixonando pelo especialista em fertilização. "Inconscientemente, elas transferem isso para o homem que está dando a elas a possibilidade de gerar um bebê", justifica. Além de se inteirar sobre inseminação e fertilização, o ator também procurou pesquisar sobre outro assunto abordado na trama: o espiritismo. Afinal de contas, mesmo após a morte, Daniel continuará se "comunicando" do plano espiritual com os personagens do plano real.

A tarefa de conhecer esse outro lado, porém, deixou Humberto intrigado. E com vontade de se aprofundar ainda mais no assunto. "Estudar todos os tipos de crença faz parte do interesse do ator. Afinal, precisamos investigar o comportamento humano", defende.

(Por Carla Neves)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host