UOL Entretenimento Televisão

11/03/2010 - 13h53

Personagem Rafaela, de "Viver a Vida", preocupa Ministério Público do Trabalho

Do UOL, no Rio
  • Divulgação/TV Globo

    Cena de Viver a Vida: Rafaela (Klara Castanho) e Helena (Taís Araújo) (8/2/2010)

Rafaela, personagem da atriz Klara Castanho, de 8 anos, em “Viver a Vida”, tornou-se o alvo de preocupação do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT).

Uma audiência foi realizada nesta quarta-feira (10/3) entre os representantes do ministério e o departamento jurídico da Rede Globo para discutir o papel da atriz mirim por conta dos possíveis efeitos que personagens deste tipo podem provocar no desenvolvimento da criança. Rafaela vem fazendo, entre outras maldades, chantagens a Helena (Taís Araújo).

Para as procuradoras do Trabalho Maria Vitória Sussekind Rocha e Danielle Cramer, o trabalho infantil artístico deve ser comedido, observando não só os aspectos legais, mas principalmente eventuais reflexos que determinado personagem pode provocar no desenvolvimento da criança. As profissionais avaliam que no caso de Klara Castanho, uma criança de 8 anos como ela, não tem discernimento e formação biopsicossocial para separar o que é realidade do que é ficção. Isso sem contar com as eventuais manifestações de hostilidade que ela pode vir a sofrer por parte do público e não compreendê-las.

O descumprimento da recomendação poderá provocar uma ação para o afastamento da atriz da trama, diz o MPT.

Em outubro de 2009, o MPT encaminhou uma notificação com recomendações ao autor Manoel Carlos, mostrando as mesmas preocupações.

A Central Globo de Comunicação confirma a audiência de ontem, mas informa que a reunião ocorreu sobre o trabalho infantil na novela de uma maneira em geral. “O Ministério Público do Trabalho se preocupa em garantir que a atividade artística infantil seja corretamente conduzida e que atores mirins tenham seus direitos resguardados. A audiência tratou destas questões, inclusive sobre a novela "Viver a Vida". Foi fixado um novo prazo para a discussão interna do assunto na emissora", diz o comunicado enviado pela assessoria de imprensa da emissora que também não informa quando acontecerá a nova audiência.
 

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host