UOL Entretenimento Televisão

09/03/2010 - 00h10

Rafael Calomeni encara esportes radicais para viver aventureiro em "Ribeirão do Tempo"

PopTevê
  • Luiza Dantas/Carta Z Notícias

    Rafael Calomeni, ator que viverá um esportista em "Ribeirão do Tempo"

Quando soube que estava escalado para atuar em "Ribeirão do Tempo", Rafael Calomeni não imaginou que poderia se identificar tanto com um personagem. Mesmo tendo de abandonar o jeito carioca ligado à praia para viver Newton, seu personagem na trama da Record, o ator vai poder investir em um de seus "hobbies" favoritos: o esporte.

Na trama de Marcílio Moraes, que tem estreia prevista para abril, o ex-modelo vai interpretar um instrutor de esportes radicais e mecânico de aeronaves. Na fictícia cidade que dá título à novela, Newton também é dono de uma agência de turismo especializada em oferecer pacotes de viagens para aventureiros.

"Esse personagem tem tudo a ver comigo. Sempre gostei de praticar esportes, mesmo os mais radicais", explica o ator, sobre seu segundo trabalho na emissora. Para entender melhor o universo dos esportes de aventura, Rafael teve de fazer laboratórios sobre paraquedismo, rafting e wakeboard. "Prestei atenção na postura e comportamento desses profissionais", ressalta.

Acostumado com a adrenalina dos esportes –ele surfa, mergulha, anda de skate, pratica rafting e wakeboard–, o ator não precisou de grande preparo para compor o personagem. Mesmo assim, há pouco tempo ele saltou de paraquedas e procura ler tudo o que encontra sobre o assunto. "A novela só está no início, então vou tentando chegar onde pretendo aos poucos", justifica.

Mas não é só a aventura que vai percorrer o caminho de Newton. O mistério é uma das características mais marcante do personagem, um homem calado e enigmático que vai sofrer algumas acusações no decorrer da história.

Justamente por interpretar um papel que pode sofrer reviravoltas e até revelar-se mau-caráter, Rafael tem uma preocupação a mais na hora de compor o trabalho. Por isso, ele procura ficar atento aos outros personagens, principalmente os que povoam seu núcleo.

"É uma forma de buscar caminhos implícitos na trama. A forma que o Marcílio escreve faz com que eu tenha de deixar opções para o personagem", explica ele, que antes de seguir na carreira de ator trabalhava como modelo. Ao contrário de outros colegas de profissão, o carioca não encontrou grandes dificuldades para conseguir seu primeiro trabalho na televisão.

"Eu trabalhava em um área que me levou a chegar nesse meio com facilidade. As coisas foram acontecendo rapidamente", lembra ele, que estreou na tevê na pele do Expedito de "Mulheres Apaixonadas", na Globo.

Em seu segundo trabalho na emissora – em 2009, ele entrou no final de "Promessas de Amor" como o vilão Órion –, esta é a primeira vez que o ator vai viver um personagem fixo. "Entrar em uma novela no mesmo ritmo de toda a equipe e com mais conhecimento sobre a trama é muito mais confortável", confessa.

Essa não é a única novidade na carreira de Rafael. Pela primeira vez o ator vai interpretar um pai divorciado. Newton vai viver em brigas com a ex-mulher, personagem de Mariana Hein, que vai fazer de tudo para atrapalhar o relacionamento dele com o filho de 10 anos, Carlos, vivido por Kaleo Maciel. "Fazer o Newton é uma boa surpresa. Espero que este personagem seja um grande sucesso", torce.

(Por Natalia Palmeira )
 

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host