UOL Entretenimento Televisão

05/01/2010 - 15h48

Tomara que Boninho não tenha acreditado no que viu no Twitter

MAURICIO STYCER
Crítico do UOL
Na busca de informações sobre vítimas de acidentes aéreos e sobre participantes escolhidos para participar do BBB, as redes sociais e os blogs pessoais tornaram-se ferramentas úteis, tanto para jornalistas quanto para curiosos em geral.
  • Divulgação

    Tessália (@twittess) e Sergio (@orgastic_desire), que Boninho conheceu no Twitter

Quem hoje, no universo da classe média, não possui uma conta no Twitter, Facebook, Orkut e quetais? Ou um blog pessoal para jogar conversa fora ou divulgar um trabalho?

Se o diretor Boninho utilizou essas ferramentas como nós, jornalistas e curiosos, em busca de subsídios sobre os perfis de possíveis participantes do reality, acho que ele fez muito bem. Bobagem terá feito se acreditou piamente no que leu ou viu nestes ambientes.

Há uma semelhança muito grande, acho, entre o ambiente de um reality show e o Twitter. Ambos são espaços de representação, onde cada pessoa se esforça na construção de um perfil, com o qual pretende se relacionar com os demais.

Como no BBB, no Twitter sempre aparece alguém que garante estar sendo totalmente transparente, que jura não estar representando nada.

Boninho viveu na pele essa situação, ao se propor, nos primórdios de sua conta no Twitter, a falar tudo que passava pela cabeça. Provocou polêmicas, falou besteiras, foi criticado e, irritado, optou por se retirar da rede. Voltou um tempo depois, de cara nova, bem mais comportado.

Ao escolher figuras que conquistaram alguma notoriedade graças ao Twitter, como Tessália (@twittess) e Sergio (@orgastic_desire), Boninho deixa no ar esta dúvida: se apostou apenas no que viu na Internet ou se percebeu nestes perfis qualidades que não estão sendo exibidas aos seus seguidores.

Espero que a segunda hipótese seja a correta. Do contrário, temo que o BBB10 venha a ser ótimo para a popularidade do Twitter, mas o Twitter não ajude em nada o BBB10.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host