UOL Entretenimento Televisão

21/12/2009 - 16h15

Musicais, especiais de dramaturgia e histórias de superação são destaque nas TVs abertas no fim de ano; Veja a programação completa

PopTevê

Talvez seja uma influência direta das intermináveis sessões de "Jingle Bells" ou dos discos especiais com canções natalinas. Ou simplesmente porque, em noites de grandes confraternizações, as pessoas tenham de tirar os olhos dos televisores e cumprimentar amigos e parentes. Mas, qualquer que seja a explicação, o fato é que os responsáveis pela grade de final de ano nas emissoras adoram encher a época de acordes.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO NATAL

SEGUNDA (21/12 ) TERÇA (22/12) QUARTA (23/12) QUINTA (24/12) SEXTA (25/12) SÁBADO (26/12) DOMINGO (27/12)
23h - Ressoar Mega Show (Record) 22h10 - "Casseta & Planeta" Especial de Natal (Globo) 22h10 - "Do-Ré-Mi-Fábrica"
(Globo)
8h15 - "Mais Você Especial" de Natal (Globo) 20h15 - "TV Animal" Especial de Natal (SBT) 16h10 - Caldeirão do Huck: A Festa é Sua (Globo) 16h45 - Domingão do Faustão (Globo)
23h - Hebe Especial Natal (SBT) 22h45 - Último episódio de "Toma Lá, Dá Cá"
(Globo)
22h15 - Show Leonardo: Esse Alguém Sou Eu (Band) 9h - "Hoje em Dia" Especial de Natal (Record) 22h10 - Especial Roberto Carlos (Globo) 18h - Brothers Semana do Natal (RedeTV!) 19h45 - "Programa Silvio Santos" Especial de Réveillon (SBT)
    23h - Histórias e Canções (SBT) 16h - Márcia Especial "Espelho, Espelho Meu" (Band) 23h15 - "Toda Sexta" Especial de Natal (Band) 20h15 - SuperNanny Especial (SBT)  
      22h10 - Natal Mágico (Globo)   22h10 - Zorra Total Especial Natal (Globo)  

Nada menos que 40% de toda programação anunciada pelas redes nacionais incluem shows completos ou algum tipo de convidado musical. Questionadas se o recurso tem relação com o custo relativamente mais baixo que de uma produção dramatúrgica, as emissoras negam. "Não tem a ver com isso. É uma programação especial que tem a ver com clima de festas", discorda Ariel Jacobowitz, diretor de "Hebe", no SBT. O semanal, aliás, será recheado de apresentações do tipo: na edição que será exibida nesta segunda, 21, a loura recebe Fábio Jr. - cantor que, no ano passado, bateu ponto na Record com um especial "à la" Roberto Carlos. Já no Réveillon, nomes do mundo do samba armam um "pagodão" no programa.

Quem também aparece com seu próprio musical é Roberto Justus. O apresentador do "1 Contra 100", do SBT, vai comandar o "Histórias e Canções" na noite do dia 23 de dezembro. Apesar da óbvia conexão com o clássico especial da concorrente, Justus se apressa em minimizar qualquer comparação com o "xará". "Canto desde pequeno e faço aula de técnica vocal há dois anos, mas não pretendo seguir uma carreira musical. Sempre vou aos shows do Roberto. E não quero concorrer com ele", garante o empresário, que recebe como convidados os instrumentistas da Família Lima e o cantor Agnaldo Rayol - e ainda prestou uma homenagem à sogra Helô Pinheiro, cantando "Garota de Ipanema" diante da musa.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO ANO NOVO

SEGUNDA (28/12) TERÇA (29/12) QUARTA (30/12) QUINTA (31/12) SEXTA (1°/01) SÁBADO (02/01) SEGUNDA (04/01)
23h - Hebe Réveillon (SBT) 22h10 - Chico & Amigos (Globo) 22h10 - Retrospectiva 2009 (Globo) 8h15 - Mais Você Especial (Globo) 9h - Hoje em Dia Especial (Record) 13h15 - Programa Raul Gil Especial de Réveillon (Band) Dalva e Herivelto: Uma Canção
de Amor
(Globo)
0h15 - Uns Braços (Record) 22h45 - Video Show Retrô (Globo) 22h15 - Um Barzinho, Um Violão Sertanejo (Band) 16h - Márcia Especial "Espelho, Espelho Meu" (Band) 22h10 - A Princesa
e o Vagabundo
(Globo)
18h - Brothers Especial (RedeTV!)  
      22h10 - Show da Virada (Globo) 23h - Programa Piloto (Globo)    
      0h15 - Show Chiclete Com Banana: Flutuar (Band)      

Mesmo assim, nem só de ritmos vive a programação. Além das edições especiais de suas produções regulares, a Globo traz alguns especiais na área de dramaturgia. Entre eles, "Dó-Ré-Mi-Fábrica", com Nathália Dill e o quase onipresente Lázaro Ramos; "Programa Piloto", que mostra os bastidores de uma telenovela em que Fernanda Torres e Andrea Beltrão interpretam as atrizes principais; e "Chico & Amigos", em que o veterano Chico Anysio retoma personagens que marcaram sua trajetória. "Sempre preparamos uma grade para que toda a família encontre o que deseja. Quer dizer, preparamos humorísticos, shows, séries, minisséries, infantis, enfim, todos os gêneros ao longo de toda a programação", defende Manoel Martins, Diretor Geral de Entretenimento da Globo.

Mais tímida, a Record abriu espaço para mais uma parceria com a produtora Contém Conteúdo - responsável pelo projeto "200 Anos de História", que realizou adaptações de contos de Machado de Assis e Guimarães Rosa no final de 2008. Neste ano, a obra escolhida foi "Uns Braços", escrita por Machado e adaptada por Adolfo Rosenthal, que também dirigiu o especial. "Fiz uma pesquisa muito extensa e constatei que poucos contos do Machado foram para a TV. São textos mais rápidos e de mais fácil assimilação, além de ser o gênero em que ele mais experimentou. Achei que tinha um filão interessante ali", explica Adolfo, que classifica a produção como um "telefilme".

Outra aposta das emissoras é em histórias de superação e exemplos de vida. Na noite do dia 25 de dezembro, por exemplo, Adriane Galisteu vai mostrar o cotidiano de Jessica Cox, uma norte-americana que nasceu sem os dois braços e já foi tema de documentários e que realiza palestras motivacionais. No dia anterior, na mesma Band, Márcia Goldsmith aposta no sucesso do quadro "Espelho, Espelho Meu", em que mulheres com histórias sofridas passam por um banho de loja e se submetem a diversos recursos, como plásticas, para melhorar o visual. Agora, elas participam de uma disputa para saber quem teve a melhor transformação do ano. "Todas as mulheres que encontro me pedem para participar. Batemos o recorde de 70 mil inscritas para o quadro. É, sem dúvida, o desejo de 10 em cada 10 mulheres! Quem não quer dormir um sapo e acordar uma princesa?", questiona a apresentadora.

(Por Louise Araujo)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host