UOL Entretenimento Televisão

19/11/2009 - 20h12

"Nunca mais faço novelas", diz Miguel Falabella

Da Redação, no Rio
"Nunca mais faço novelas. Essa porta eu fechei mesmo. Desencantei para o resto da vida a não ser que esteja passando fome. Espero que eu não precise", afirmou Miguel Falabella, na terça-feira (17), no Projac, no Rio de Janeiro.

  • Divulgação/Globo

    Miguel Falabella e Grazi Massafera na festa de lançamento de "Negócio da China", última novela do autor

Falabella tem três novelas como autor em seu currículo: "Salsa e Merengue" (1996), "A Lua me Disse" (2005) e "Negócio da China" (2008). As duas primeiras em parceria com a autora Maria Carmem Barbosa. Ele também participou da direção do folhetim "Sassaricando" (1987). Todas exibidas pela Globo no horário das 19h, exceto "Negócio da China", às 18h.

Para o ator e autor, o público de novela não entende o que ele escreve. "Eu não acredito naquela bobajada, nas coisas mirabolantes de novela. Nada contra, é outro enfoque [que eu tenho]. Sou muito ácido, muito crítico. Se tem uma aleijada na minha novela, ela já é jogada pela janela abaixo. Aí já piora tudo, não dá. Definitivamente,[novela] não é a minha praia. Já me diverti muito. Adorei escrever 'A Lua me Disse', conta Falabella.

Segundo Falabella, ele próprio é o culpado pela falta de empatia do espectador por suas novelas. "Não é a minha linguagem. Tenho de ter um horário mais tarde. O ideal seria às 3h da manhã", brinca o autor.

A decisão de não escrever mais novelas não tem relação com os problemas que ocorreram em "Negócio da China", diz o autor . A trama, que trazia artes marciais e a disputa por um pen-drive, estreou em 6/10/2008 com média de 30 pontos no Ibope. Depois de uma semana caiu para 18 pontos, e registrou um dos índices mais baixos neste horário pela Rede Globo, ao atingir 14 pontos.

O folhetim "A Lua me Disse" teve uma média de 32,4 pontos no Ibope. Já a comédia "Salsa e Merengue", teve 38 pontos (cada ponto equivale a cerca de 60 mil residências na Grande São Paulo).

Falabella afirma que está trabalhando em três novos projetos. Um deles é uma série de humor chamada "A Vida Alheia", ambientada em uma redação de revista de celebridades, tendo como protagonista a atriz Claudia Jimenez, que interpretará a editora-chefe da publicação. Betty Lago será a proprietária da revista, e Danielle Winits interpretará uma repórter que sonha ocupar o lugar da editora. A intenção é que cada episódio acompanhe a elaboração de uma edição da revista. O piloto do programa foi entregue à análise da Rede Globo.

Falabella também está trabalhando em um projeto ao lado do ator Diego Vilela, no qual está terminando a tradução do texto do musical "A Gaiola das Loucas", escrita pelo ator e produtor francês Jean Poiret, que deverá entrar em cartaz em fevereiro de 2010, após o Carnaval.

Além de uma outra peça teatral, que ele está escrevendo para a atriz Marisa Orth, que deverá se chamar "Tsunami". É a história de uma mulher que sobrevive à grande onda ao se abrigar em uma árvore.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host