UOL Entretenimento Televisão

27/10/2009 - 06h04

SescTV lança série sobre documentários em curta-metragem

Da Redação
Nesta terça-feira (27), às 21h, o SescTV estreia a série "CurtaDoc". Realizado em parceria com a produtora Contraponto, com direção de Kátia Klock, o programa apresenta semanalmente uma edição temática, com documentários de curta-metragem de diferentes épocas e regiões do Brasil, além de um especialista para comentar as obras. A série tem início com o episódio "Retratos", composto de quatro filmes que registram histórias de personalidades, famosas ou não.
  • Divulgação

    Imagem do poeta Manuel Bandeira no curta "O Poeta do Castelo", que abre a série


O primeiro é "O Poeta do Castelo", de Joaquim Pedro de Andrade, sobre o poeta Manuel Bandeira, realizado há 50 anos. Com duração de 10 minutos, a atração exibe momentos íntimos do cotidiano no poeta, como imagens em seu apartamento e caminhadas pelo Rio de Janeiro.

Na sequência, será exibido "Seo Chico, um Retrato" (1998), de José Rafael Mamigoniam, com duração de 10 minutos. Rodado em Santa Catarina, o curta aborda poeticamente a vida e o pensamento do lavrador Francisco Thomaz dos Santos (1932-1996), mantenedor em vida de um dos últimos engenhos movidos a tração animal da ilha de Florianópolis. Francisco foi morto misteriosamente três meses depois da filmagem.

"Retratos" apresenta ainda "O Menino e o Bumba" (2007), de Patrícia Cornils, sobre um jovem obcecado por ônibus desde os nove anos de idade, fato que determinou a história de sua vida, e "Carolina" (2003), de Jeferson De, baseado no livro de memórias "O Quarto de Despejo", de Carolina de Jesus. Com participação da atriz Zezé Motta, o curta mostra imagens de arquivo da escritora após a publicação do livro, quando deixa a favela onde morava e se muda para uma casa. Apesar do sucesso e reconhecimento público, Carolina morreu pobre e esquecida em 1977, vítima de asma.

ASSISTA A UM VÍDEO SOBRE A SÉRIE


As obras que compõem o "CurtaDoc" foram escolhidas pela internet. Para a primeira temporada da série foram escolhidos 125 filmes. As inscrições e a seleção continuam por meio do site www.curtadoc.tv.

Até julho de 2010 serão exibidos semanalmente 37 programas temáticos, cada um com duração de 52 minutos. Um dos documentários mais antigos da série é "Arraial do Cabo" (1959), de Paulo César Saraceni, filme inaugural do Cinema Novo que mostra uma vila de pescadores em contraste com uma fábrica que polui a região. Embora boa parte dos títulos seja de produção recente, há produções dos anos 60, 70 e 80 que estarão na série.

Outras obras sobre a realidade brasileira que serão exibidas na série são "Heitor dos Prazeres" (1965) e "Ver Ouvir" (1966), de Antonio Carlos Fontoura; "Carmem Miranda" (1969), de Jorge Ileli; "Moreira da Silva" (1973), de Ivan Cardoso; "Eh Pagu, eh!" (1982), de Ivo Branco; "Ilha das Flores" (1989), de Jorge Furtado; e "À Margem da Imagem" (2003), de Evaldo Mocarzel.

O "Curta Doc" vai ao ar às terças-feiras, às 21h, com reprises às quartas, às 15h30, quintas, às 9h30 e sábados às 22h30. O SescTV é sintonizado no canal 3 da Sky em todo o país. Nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro no canal 137 da NET Digital. Em outras cidades consulte www.sesctv.org.br Comente essa e outras notícias no Fórum UOL Televisão

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host