UOL Entretenimento Televisão

24/10/2009 - 04h55

"Já me peguei querendo algumas peças do figurino", diz Monique Alfradique sobre personagem em "Cinquentinha"

PopTevê
Toda vez que Monique Alfradique vai encarnar um novo papel, ela sente um "friozinho" na barriga. Ela acha que isso acontece porque é a primeira vez que se encontra de verdade com a personagem. A atriz, de 23 anos, acredita que, como em todo primeiro encontro - seja ele amoroso ou profissional - é natural que se fique na expectativa para que tudo dê certo. "Afinal, estou entrando em uma realidade que não é a minha. É uma vida que já existia bem antes de mim. Acho uma delícia", explica. E foi nesse clima de expectativa e ansiedade que a bela Monique encontrou Bárbara, jovem que vai viver em "Cinquentinha", minissérie de Aguinaldo Silva prevista para estrear na Globo em dezembro. "Meu primeiro encontro com ela não poderia ter sido melhor", derrete-se.
  • Luiza Dantas/Carta Z Notícias

    A atriz Monique Afradique, que será a adolescente Bárbara na minissérie "Cinquentinha"


O fascínio da atriz pela personagem não é de graça. Além de ser uma figura bem exótica, Bárbara representa a estreia de Monique em uma minissérie. O que a deixa rindo de orelha a orelha. "O mais legal da minissérie é que você sabe o início, o meio e o fim. As relações são completamente construídas", analisa.

Filha de Celina e neta de Lara, interpretadas, respectivamente, por Thaís de Campos e Susana Vieira, Bárbara tem uma personalidade extremamente instigante. Ao mesmo tempo que é doce, ela é decidida e luta por justiça. Principalmente para defender a mãe, que é totalmente anulada pela avó - uma mulher de temperamento difícil, que foi uma atriz de sucesso no passado, mas hoje é decadente. Criada pelas duas e sem saber quem é seu pai verdadeiro, ela acaba se tornando uma adolescente rebelde, do tipo que enfrenta a avó e toma as dores da mãe. "Acho que ela é assim porque a avó é muito egocêntrica e a mãe é muito apagada. Ela é o ponto de equilíbrio entre as duas. Se tem alguma coisa para reivindicar, é ela que vai falar com a avó", justifica.

Para pôr em prática esse perfil ousado, Monique mudou radicalmente o visual. Além de cortar os longos cabelos louros e adotar um corte chanel, passou a exibir um visual exótico até mesmo longe dos sets de gravação. Não é à toa que, durante a entrevista, exibia unhas pintadas de branco com a borda preta. "Ela tem um visual diferente, sofisticado. Quer sempre mudar... Acho que é uma forma de chamar a atenção da mãe e da avó, de chocar", adianta ela, que tem adorado as peças usadas pela personagem. "É tudo customizado! Já me peguei até querendo algumas peças do figurino dela. Mas acho que usaria separadamente, não tudo misturado, como ela faz", avalia, entre risos.

Se no visual a personagem é para lá de extravagante, no que diz respeito à personalidade, Monique ressalta que ela é bem simples. Embora siga a linha "adolescente-rebelde-riquinha", ela vai viver pensando no social. Estudante de Arquitetura, ela será do tipo ecologicamente correta, que luta pela sustentabilidade. "O sonho dela é construir casas populares com material alternativo para substituir as favelas", conta ela, que na história vai namorar Bruno, um típico "pitboy" interpretado por Daniel Ávila. "Ele só pensa em 'night' e em ficar fortão, tomar anabolizante. E a avó vai viver implicando com ele. Porque, no fundo, ela gostaria que a neta namorasse um 'mauricinho'", antecipa Monique.

Envolvida em vários projetos, a atriz tem suado para conciliar as gravações da minissérie com os dois espetáculos que está em cartaz: "A Comédia dos Erros", em São Paulo, e "A Garota Número Um", em Campinas. "Atualmente, digo que sou tudo menos Monique. Sou a Luciana da 'Comédia dos Erros', a Maria Sílvia de 'A Garota Número Um' e a Bárbara de 'Cinquentinha'", brinca.

(por Carla Neves)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host