UOL Entretenimento Televisão

20/10/2009 - 04h08

Laila Zaid, a Magdalena de "Bela, a Feia", se diverte com aulas de teatro

PopTevê
Ficar parada definitivamente não faz parte dos planos de Laila Zaid. Tanto que a atriz, que interpreta a Magdalena de "Bela, a Feia", da Record, divide seu tempo entre as gravações da novela e as aulas de teatro na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro. E, mesmo quando a rotina de trabalho se torna mais pesada, ela não se afasta por muito tempo do curso. "Fico na paranoia e volto", conta. Ainda mais porque é lá que Laila pode exercitar outras possibilidades de interpretação. "Às vezes, você faz uma novela, fica um ano interpretando aquele mesmo papel e acaba deixando sua criatividade de lado", constata. "Aqui, você põe tudo isso para fora", acrescenta.
  • Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z

    A atriz Laila Zaid, que vive a Magdalena na novela "Bela, a Feia", durante aula de teatro


Aluna do espaço desde 2001, Laila passou pelo grupo iniciante, intermediário e já está há cinco anos na turma de atores profissionais, cujos encontros acontecem uma vez por semana, durante três horas. Normalmente, cada classe ensaia um texto para apresentar no final do ano.

Mas, a princípio, a turma da atriz, ministrada pelo diretor de teatro Daniel Herz, não vai montar nenhum espetáculo. "Os atores não tem o horário flexível e não podem se comprometer", explica. No entanto, isso não desanima Laila. Ao contrário. Ela enxerga o curso como uma ferramenta fundamental para seu crescimento como atriz. "Tenho pouco tempo de carreira. Se parar de estudar agora, não sou ninguém", constata.

Porém, o estudo também é prazeroso para Laila. Ainda mais quando se tem a possibilidade de estar em contato com pessoas diferentes. "É um tesão, a palavra é essa", ressalta. O que também agrada a atriz é a parte da aula dedicada às improvisações. "Gosto de ter de ficar ligada, pensar e fazer rápido", frisa ela, que anota em um caderno tudo de interessante que escuta do professor e do que vê nos improvisos dos colegas.

Mas o curso não se limita apenas à elaboração de cenas imediatas pelos alunos. As aulas também trabalham o corpo, fazendo com que eles ganhem flexibilidade e postura. "Você tem de dominar seu corpo, que é o seu instrumento. Só pode fazer teatro quem está conectado e com a bacia no lugar", avisa.

As emoções também são colocadas à prova durante o processo de aprendizado. Que o diga Laila. Ela, que se sente mais à vontade na comédia, precisa explorar seu lado dramático com o curso. "O professor tira a gente da nossa zona de conforto e vai nas nossas dificuldades", ressalta. Sem falar que diferentes sentimentos são trabalhados durante as aulas. O resultado disso pode ser tanto positivo quanto negativo, vai depender de como está o humor da atriz no dia. "Às vezes, você não quer mexer com nada e o exercício te coloca em uma situação que te faz desabar. Ou você está estressado e sai daqui relaxado", especifica. "O teatro também funciona como terapia", acredita.

Bem que a mãe de Laila tentou evitar que a filha fizesse teatro. Mas não teve jeito. Depois de se formar no colégio, logo no primeiro período da faculdade de Publicidade, a jovem se matriculou em um curso na Casa de Cultura Laura Alvim e tomou gosto pela coisa. "Fiz a Helena, de 'Sonhos de Uma Noite de Verão' na montagem de final de ano e fui muito elogiada", lembra. Mas apesar da inclinação artística percebida desde a infância, não foi tão fácil para Laila assumir que a carreira de atriz poderia ser encarada como seu emprego. "Demorei para entender que poderia ser um plano A e também tinha a caretice da minha família", conta.

Mas depois de viver a Bel de "Malhação", da Globo, entre 2004 e 2006, Laila não parou mais de trabalhar. Logo em seguida, foi para a Record, onde interpretou a Janaína de "Amor e Intrigas", e ainda fez uma personagem para lá de complexa na série "Mandrake", do canal fechado HBO. "Eu fazia uma lésbica, que usava drogas. Tive de beijar outra mulher", recorda. Hoje, em um papel bem mais descontraído, Laila se diz surpresa com a repercussão de seu trabalho e satisfeita com a novela. "É a personagem com a qual mais me divirto, porque é uma comédia escrachada", comemora.

(por Luana Borges)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host