UOL Entretenimento Televisão

05/10/2009 - 01h16

"Cama de Gato" estreia nesta segunda com a promessa de histórias leves, humoradas e tocantes

PopTevê
A primeira vez é inesquecível. Que o digam Thelma Guedes e Duca Rachid, autoras de "Cama de Gato", novo folhetim das seis da Globo que vai ao ar a partir do dia 5. Isso porque elas, que já trabalharam juntas na adaptação de "O Profeta", assinam seu primeiro roteiro original. "Estou muito nervosa. Sou sempre calma, mas na hora que vejo...", brinca Thelma.
  • Pedro Paulo Figueiredo / Carta Z Notícias

    Camila Pitanga é a faxineira Rose, mãe de quatro filhos: (da esq. para a dir.) Tarcísio, Regina, Francisco e Glória, na trama de "Cama de Gato"

E as estreias não param por aí. Camila Pitanga e Paola Oliveira "debutam" como protagonista e vilã, respectivamente, e Heloísa Périssé encara sua primeira novela em 20 anos de carreira. A trama conta ainda com direção geral de Amora Mautner e supervisão de texto de João Emanuel Carneiro - funções nunca antes exercidas por nenhum dos dois. "O João tem dado uma contribuição grande à nossa história, respeitando, no entanto, nossas escolhas, nosso estilo e nosso jeito de trabalhar", garante Duca.

Com direção de núcleo do experientíssimo Ricardo Waddington, a novela tem como tema central o resgate de valores que podem ser perdidos diante das circunstâncias da vida. O assunto é ilustrado, principalmente, pelo protagonista Gustavo, interpretado por Marcos Palmeira. Na história, o personagem, apesar da infância pobre, conseguiu crescer na vida e se tornar um perfumista bem-sucedido. Só que a riqueza o transformou em um homem arrogante. Mas, logo nos primeiros capítulos, uma reviravolta o faz perder tudo. "É um alerta para que as pessoas não se deixem cair na ilusão do sucesso, da fama ou do dinheiro em qualquer área ou profissão", acredita Marcos.

Na tentativa de fazer o amigo recuperar o prazer pelas coisas simples, Alcino, personagem de Carmo Dalla Vecchia, manda Gustavo, "sem eira, nem beira", para um deserto. Sua ideia é sumir com o empresário e, depois, encontrá-lo para uma conversa franca. Alcino descobre que tem uma doença terminal na cabeça, mas, ao invés de ficar abalado, quer fazer Gustavo recuperar sua felicidade. "O Alcino descobre que vai morrer e mesmo assim resolve ajudar o amigo. Todas as questões na história falam sobre o cuidado que se deve ter com a pessoa que está ao seu lado", analisa Carmo.

Mas a brincadeira sai do controle e chega aos ouvidos da batalhadora Rose (Camila Pitanga). Sem saber das reais intenções do plano, ela, que trabalha como faxineira na Aromas, empresa de Gustavo e Alcino, resolve avisar ao patrão que ele corre perigo. Porém, um mal-entendido faz Gustavo pensar que Rose roubou o vestido de outra mulher, o que resulta em sua demissão. Mesmo assim, a moça fica sensibilizada quando os noticiários divulgam a morte do empresário, que, na verdade, está vagando pelo deserto. "A Rose é uma pessoa sensível, generosa, disponível para o outro", ressalta Camila. Sem dinheiro, Rose começa a trabalhar como parceira de dança de Sólon (Daniel Boaventura) nos bailes do clube Esplêndido da Glória. É lá que ela reencontra Gustavo e nasce o amor que será capaz de fazer o perfumista feliz novamente.

Porém, nem tudo são flores. Afinal, Gustavo é casado com Verônica (Paola Oliveira), a vilã da história. Mimada e rica, ela promete ser uma "pedra no caminho" de quem atrapalhar seus planos. Verônica, que nunca amou o marido, passa a odiá-lo depois que ele compra os bens de seu pai, Severo (Paulo Goulart). "Todos os valores que a novela vai mostrar, a Verônica já nasceu sem. Ela é egoísta, egocêntrica e vaidosa ao extremo", especifica Paola. Mas a megera não estará sozinha em suas armações. Roberto (Dudu Azevedo), que trabalha como modelo nas campanhas publicitárias da Aromas, é seu amante e parceiro nas vilanias. "Ele é disposto a qualquer coisa para conseguir o que quer", acrescenta Dudu.

Apesar de ter o resgate de valores humanos como tema principal, "Cama de Gato" promete histórias leves e humoradas. Principalmente, no núcleo da Glória, que conta com Marcelo Novaes, Emanuelle Araújo, Heloísa Périssé e Ailton Graça, entre outros. "Fora do contexto, essa trama principal teria uma aparência um pouco pesada, mas, na realização, temos conseguido amenizar: está adequada ao horário, sem deixar de ser interessante", constata Ricardo Waddington.

Quem é quem em "Cama de Gato"

Gustavo Brandão (Marcos Palmeira) - Era um rapaz bom e pobre, que se tornou um dos maiores perfumistas da cidade graças ao seu esforço. Porém, o poder e o dinheiro o transformaram em um homem arrogante e infeliz. Mas, logo no início da história, ele perde tudo. Só com o amor de Rose, ele consegue resgatar os valores humanos que deixou para trás.

Rose (Camila Pitanga) - Mãe de quatro filhos, trabalha como faxineira na Aromas. Sempre disposta a enfrentar as dificuldades com cabeça erguida, ela não hesita em ajudar os outros. Rose, com seu jeito simples, demonstra ter muito mais sabedoria que Gustavo.

Verônica Brandão (Paola Oliveira) - Bela e ambiciosa, a grande vilã da trama é casada com Gustavo. Ela, que nunca foi apaixonada pelo marido, passou a odiá-lo conforme ele foi enriquecendo e comprando os bens de seu pai. Verônica é amante de Roberto, um vaidoso modelo que a ajuda em suas armações para destruir Gustavo.

Alcino (Carmo Dalla Vecchia) - É sócio da Aromas e melhor amigo de Gustavo. Depois de descobrir que sofre de uma doença terminal, decide dar um susto no perfumista para que ele volte a ser a pessoa feliz que era quando mais jovem. Além disso, Alcino descobre que tem um filho, o que o fará repensar sobre sua vida.

Roberto (Dudu Azevedo) - Principal modelo da Aromas, mora com o irmão, Nuno. Amante de Verônica, ajuda a vilã em suas armações. Internou o avô, Waldemar, em um asilo para tomar a casa dele, fato que o irmão desconhece.

Nuno (Rainer Cadete) - Gerente das lojas da Aromas, é o oposto do irmão, Roberto. Está tirando brevê para voar como o avô, que acredita estar morto. Apaixona-se por Glória.

Tião (Ailton Graça) - Ex-marido de Rose, com quem tem quatro filhos. Diz que tem uma doença cardíaca para não trabalhar. É namorado de Heloísa.

Tarcísio (Heslander Vieira) - Filho de Rose, apaixonado por música desde criança. Perde a audição por causa de uma otosclerose.

Glória (Raquel Fuina) - Responsável, mas de vez em quando entra em atritos com a mãe, Rose, porque não é satisfeita com sua condição social.

Francisco (Gustavo Maya) - Filho de Rose, sonha em ser jogador de futebol.

Regina (Julyana Garcia) - Quarta filha de Rose, sente muita falta do pai. Vai se apegar muito a Gustavo.

Mari (Isabela Garcia) - Assistente de Alcino, por quem nutre um amor não correspondido.

Severo Tardivo (Paulo Goulart) - Pai de Verônica e contador da Aromas. Teve todos os seus bens comprados por Gustavo. Vingativo, ajuda a filha a prejudicá-lo.

Julieta (Suely Franco) - Mãe de Gustavo e Davi, casada com Ferdinando.

Ferdinando (Pedro Paulo Rangel) - Pai de Gustavo e Davi, vive uma história de amor com a mulher há mais de 50 anos.

Davi Brandão (Ângelo Antônio) - Irmão caçula de Gustavo, é extremamente dedicado à mulher, Sofia, com quem tem dois filhos. É visto por muitos como uma pessoa que não deu certo na vida, principalmente, pela sogra Adalgisa. Participa do plano de Alcino por acreditar que vai ser bom para Gustavo, mas se culpa quando pensa que o irmão morreu.

Sofia (Paula Burlamaqui) - Mulher de Davi, é uma ótima professora. Vive em "pé de guerra" com a mãe por não aceitar a maneira como ela trata seu marido e como tenta influenciar o neto Pedro.

Pedro (Ronny Kriwat) - Filho de Davi e Sofia e irmão de Eurídice. Irresponsável com os estudos, já repetiu de ano três vezes.

Eurídice (Bianca Salgueiro) - Sensível, se encanta por Tarcísio.

Adalgisa (Yoná Magalhães) - Mora com a filha Sofia, o genro e os netos em seu apartamento. Não esconde a preferência por Pedro, a quem tenta persuadir com seus valores inadequados.

Waldemar (Luiz Gustavo) - Ex-piloto, interno de um asilo, é avô de Nuno e Roberto. Perdeu a memória, mas não esquece a paixão por voar.

Sólon (Daniel Boaventura) - Dono do clube Esplêndido da Glória, finge ser argentino. Namora Taís, a quem trata muito bem, mas esconde um segredo.

Taís (Heloisa Périssé) - Namora Sólon porque acredita que ele é rico, mas gosta mesmo é de Bené, com quem teve um romance no passado, do qual nasceu o filho Juca.

Bené (Marcello Novaes) - Vive de "bicos" e até hoje mora com os pais, Ernestina e Péricles.

Juca (Rafael Miguel) - Filho de Taís e Bené, mora na casa da avó Genoveva com a mãe.

Genoveva (Rosi Campos) - Mãe de Taís e Luli, gosta de cuidar das pessoas com dedicação.

Luli (Marcella Rica) - Irmã de Taís, é uma menina inteligente que se interessa pelos mais variados assuntos. Nutre uma paixão antiga por Tarcísio.

Heloísa (Emanuelle Araújo) - Secretária da Aromas, mora na pensão de Genoveva. Namora Tião e sente inveja de Rose.

Péricles (Tony Tornado) - Pai de Bené, trabalha como motorista particular de Gustavo, mas já foi mecânico de aviões.

Ernestina (Ilva Niño) - Mãe de Bené, trabalha como empregada na casa de Gustavo e cozinha muito bem.

Kátia (Nívea Stelmann) - Trabalha como copeira e será aliada de Verônica em suas tramoias.

(Por Luana Borges)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host