UOL Entretenimento Televisão

01/10/2009 - 01h50

"Aline" aposta em triângulo amoroso liberal, mas ganha novos personagens em sua primeira temporada

PopTevê
A relação entre uma mulher e dois homens ao mesmo tempo não é novidade na televisão brasileira. Prova disso era o romance da descolada jornalista Zelda Scott, vivida por Andréa Beltrão, com os amigos Juba e Lula, interpretados respectivamente por Kadu Moliterno e André di Biase em "Armação Ilimitada", seriado exibido entre 1985 e 1988 na Globo.
  • Divulgação/TV Globo

    Bernardo Marinho, Maria Flor e Pedro Neschling formam o trio Otto, Aline e Pedro na série, que estreia nesta quinta (1º) na Globo

Na primeira temporada da série "Aline", fruto de um especial de final de ano da emissora baseado nos quadrinhos de Adão Iturrusgarai, a relação a três da década de 80 vai voltar à tela. Só que em outro tempo e espaço. Desta vez, a moça vai se chamar Aline, papel de Maria Flor, viverá em São Paulo, e não verá problemas em amar ao mesmo tempo os imaturos Otto (Bernardo Marinho) e Pedro (Pedro Neschling). "O especial era totalmente centrado no triângulo. Agora, na primeira temporada da série, vamos contar as aventuras e desventuras desses três personagens", adianta Mauro Wilson, roteirista da produção que estreia nesta quinta, às 23h.

Com sete episódios, a série, ao contrário do especial de fim de ano, vai ganhar novos e importantes personagens. Entre eles a vizinha e confidente de Aline, Kelly, vivida por Bianca Comparato, e a cantora Lola, personagem de Raquel Galvão, que vai roubar todos os namorados da protagonista. "Vamos ter também o durão e engraçado Rico (Otávio Muller), namorado do Pipo, patrão de Aline, vivido pelo Gilberto Gawronski, E ainda o excêntrico ex-namorado da mãe dela, o Zito, interpretado pelo Paulo Betti", acrescenta Maurício Farias, diretor-geral da série.

Além do triângulo, "Aline" vai abordar outras questões que fazem parte do dia a dia da descolada jovem que trabalha em uma loja de discos e tem de lidar com questões como a falta de grana, o medo de engordar, a TPM e as dúvidas sobre o futuro. "Costumo dizer que a Aline é uma jovem mulher espevitada, que não tem medo da vida, que se joga. Esta primeira temporada está bem legal porque mostra também como ela lida com os pais e os patrões", elogia Maria Flor, que está satisfeitíssima pelo especial de fim de ano ter ganhado um lugar na grade da Globo. "Fiquei muito feliz. E torço para que tenha uma segunda temporada", sonha.

Assim como ela, Pedro Neschling e Bernardo Marinho estão muito felizes por terem tido a chance de reviver seus personagens nesta nova fase de "Aline", que foi inteiramente gravada entre os meses de junho e setembro em São Paulo, cidade onde a série se passa. "Foi um prazer ter sido chamado pelo Maurício Farias para participar desta primeira temporada da série. E ainda mais para interpretar o Pedro, que é um cara jovem, que luta pelo amor, alto-astral, para cima", desmancha-se Pedro. A outra ponta do triângulo, Bernardo Marinho, não fica longe quando fala sobre seu papel na produção. Isso porque, Otto é, até hoje, o papel de maior destaque na carreira do jovem ator. "Ele é ótimo: um cara intelectualizado e levemente neurótico", define Bernardo.

Por ser baseada em tirinhas de jornal, Mauro Wilson admite que foi desafiador adaptar a série para a televisão. Afinal, além de transformar desenhos em seres humanos, ele abriu o leque emocional dos personagens e criou camadas, aumentando tanto os conflitos internos quanto os externos. "Os personagens ficaram mais reais e os relacionamentos ganharam mais espaços na história", explica o roteirista.

Já Maurício Farias admite não ter tido grandes dificuldades para adaptar os quadrinhos de "Aline" para a linguagem da TV. Segundo ele, Mauro Wilson tem um texto ágil e adaptou a Aline dos quadrinhos na medida certa para a televisão. "Meu desafio, na verdade, foi dar vida a esse texto, dentro de uma estética que melhor retratasse os sentimentos dos jovens diante da vida", resume.

(Por Carla Neves) Comente essa e outras notícias no Fórum UOL Televisão

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host