UOL Entretenimento Televisão

20/09/2009 - 01h15

Marília Gabriela interpreta personagem inspirada nela mesma em "Cinquentinha"

Poptevê
Muitas vezes um personagem parece inspirado no ator que vai interpretá-lo. É o que acontece com a Mariana de Marília Gabriela, renomada fotógrafa de moda que vai interpretar em "Cinquentinha", próxima minissérie da Globo. Além da personalidade, a atriz, jornalista e apresentadora assegura que, durante a vida, fez escolhas muito parecidas com as da personagem da trama escrita por Aguinaldo Silva. "Apesar de a Mariana ser ficção, acho que o Aguinaldo pegou muitas características minhas, o que me deixa até mais confortável no papel", defende. Na história, prevista para estrear em novembro, Marília vai encarnar uma mulher da terceira idade que, depois de se separar, começa a só se interessar por homens mais jovens. "Ela é dona do próprio nariz, livre e independente. Mas, apesar de toda essa liberdade e independência quase egoísta, ela preza demais a família", descreve.
  • Pedro Paulo Figueiredo / Carta Z Notícias

    "Apesar de a Mariana ser ficção, acho que o Aguinaldo pegou muitas características minhas, o que me deixa até mais confortável no papel", diz a atriz sobre sua personagem na minissérie

Na minissérie, Mariana vai ser a segunda ex-mulher de Daniel, empresário milionário interpretado por José Wilker, que deixa em testamento uma espécie de missão impossível para suas três ex-mulheres. Inimigas, elas terão de se juntar para administrar seus negócios em crise e fazê-los prosperar de novo. Em comum, as três, que estão na faixa dos 60, só têm o medo de envelhecer, o que também acomete Marília, que está com 61 anos. "Me recuso a envelhecer e, até agora, tem dado certo. Acho envelhecer um saco. É horrível. Há um descompasso. Minha cabeça, por vezes, é imatura. E o corpo não", analisa.

Embora se identifique muito com a personagem, Marília confessa que, por não ser expert em fotografia de moda, decidiu fazer um laboratório sobre o assunto com Bob Wolfenson. Tudo para tornar Mariana o mais real possível. "Pedi a ele, que é muito meu amigo, para me deixar assistir a alguns editoriais da 'Vogue'. Aprendi a lidar com as câmeras, com essa modernidade que a era digital exige, e a me relacionar com as modelos", conta ela, acrescentando que está contando com a ajuda da atriz e "coach" Malu Valle para encontrar o tom da personagem. "Já fizemos umas duas horas de leitura. Está sendo ótimo", conta.

Marília admite que se sente melhor quando se prepara e estuda para viver um papel. Ela acrescenta, inclusive, que, muitas vezes, usa o material de suas entrevistas na composição dos personagens. "Meu aprendizado é pelo ouvido, pela experiência do outro", reconhece. A atriz admite, contudo, que tem conseguido se dedicar mais à minissérie do que às novelas que fez na Globo, entre elas "Senhora do Destino" e "Duas Caras". Para ela, o formato é mais tranquilo do que o dos folhetins. "Na minissérie você explora melhor o personagem e ainda consegue descansar", destaca.

Em sua terceira produção assinada por Aguinaldo Silva, Marília se desmancha em elogios ao falar sobre o autor. E não era para menos. Ele foi a primeira pessoa que a convidou e insistiu para que fizesse televisão. "Foi o Aguinaldo que me descobriu. Ele é jornalista como eu e vê as coisas de maneira muito parecida com a minha. Acho que combinamos muito", derrete-se ela, dizendo que ficou feliz ao saber que ele se inspirou nela para escrever a Mariana. "Afinal, ela é uma mulher independente, que leva a vida como bem entende", descreve.

Tantas semelhanças com a personagem não incomodam Marília, que garante não temer a exposição de sua vida longe da ficção. "Não tenho medo, nem motivos para ter. Quando você vira um personagem é o momento em que você mais se expõe, porque tira todas as máscaras", argumenta. Segundo a atriz, não existe uma verdade absoluta. "Nem em foto. Ali é instantâneo, não registra o que veio imediatamente antes, nem o que surgiu logo depois. E cada um tem uma visão diferente sobre qualquer coisa", filosofa ela, garantindo que o público pode esperar "uma histérica comédia" de "Cinquentinha". "Daquelas de você rir até se chocar pelo que está rindo. Tem muita coisa politicamente incorreta. Não são famílias reais, mas possíveis e verdadeiras", adianta ela, que divide o título de protagonista da trama com Marília Pêra e Suzana Vieira.

(Por Carla Neves)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host