UOL Entretenimento Televisão

09/09/2009 - 01h02

Parque de diversões do Rio abriga cidade cenográfica de "Bela, a Feia"

PopTevê
Quem mora ou está a passeio no Rio e passa pelo Parque Terra Encantada, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, não imagina que ali dentro está instalada a primeira cidade cenográfica da Record em terras cariocas. Em uma área de aproximadamente 7 mil m² está reproduzido o bairro da Gamboa, situado na Zona Portuária, na área central do Rio, no qual se passa boa parte da história de "Bela, a Feia".
  • Pedro Paulo Figueiredo / Carta Z Notícias

    A cidade cenográfica está situada em uma área de aproximadamente 7 mil m² do parque Terra Encantada e reproduz o bairro da Gamboa, localizado na Zona Portuária do Rio de Janeiro

É lá que moram Bela, protagonista vivida por Giselle Itié, e toda sua família e seus amigos, entre eles Elvira (Bárbara Borges), Clemente (Bemvindo Sequeira) e Max (Sérgio Hondjakoff). "A ideia de montar a cidade cenográfica para 'Bela, a Feia' no Terra Encantada foi do Edson Spinello, que já tinha gravado o final de 'Amor e Intrigas' aqui e nos indicou o lugar", conta a cenógrafa Ana Paula Antunes, referindo-se ao diretor da trama.

Para reproduzir o Centro do Rio de maneira fiel, Ana Paula e sua equipe de seis pessoas fizeram uma visita minuciosa ao local, onde colheram dados, como nomes de ruas, tiraram fotos de placas e observaram cada detalhe da região. "Queríamos fazer bem parecido com a Gamboa", justifica Ana Paula. Com o material de pesquisa em mãos, o grupo partiu para a segunda etapa do projeto: criar as 33 edificações que formam a cidade cenográfica. "Definimos aí os prédios que teriam apenas fachada e os que teriam também uma parte interna", acrescenta a cenógrafa.

Entre os prédios, Ana Paula destaca três que exigiram maiores cuidados: o Salão Montezuma, a casa de Bela e o Bar de Clemente. Isso porque, além de servirem de cenário para boa parte das externas, dois deles - o salão e o bar - possuem um ambiente interno. E, para montar tal interior, a cenógrafa teve de se ater a pequenos detalhes, como o alvará de funcionamento do salão e a tabela de preços com o valor de vários serviços. "E só tivemos 50 dias para entregar o cenário inteiro pronto para gravar", gaba-se Ana Paula.

Apesar do tempo bem apertado, o resultado agradou bastante e ela tem constatado ao assistir à novela. "As imagens do Centro estão colando com as imagens daqui, o que, para mim, é muito bom. Acho que conseguimos equilibrar a cor e a textura. Estou bem feliz", derrete-se. O elenco e os diretores da trama também se desmancham em elogios ao novo set de gravações da Record. Principalmente os atores que gravam toda semana por lá.

Laila Zaid, que encarna a barraqueira Magdalena, uma das manicures e cabeleireiras do colorido Salão Montezuma, acha que a cidade deu um "tchan" à novela. "Ficou um luxo, maravilhosa. Estou adorando gravar aqui", elogia a atriz, mostrando que tem a mesma opinião de Leonardo Miranda, um dos diretores que mais gravam no local. "A cidade ficou muito bem acabada. Os detalhes são muito ricos. Parece realmente de verdade", elogia, acrescentando que se sente honrado por estar tendo a chance de trabalhar na primeira cidade cenográfica da Record no Rio. "Vi o início do trabalho na cidade cenográfica de 'Cidadão Brasileiro', lá em São Paulo. Mas não cheguei a gravar. Então, gravar agora aqui no Rio está sendo muito prazeroso", afirma o diretor.

(Por Carla Neves)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host