UOL Entretenimento Televisão

07/09/2009 - 01h57

"Ela foi aceita com todos os defeitos", surpreende-se Dira Paes com sua Norminha de "Caminho das Índias"

PopTevê
A não ser pelo nome, nada em Norminha é no diminutivo. A personagem de "Caminho das Índias" é uma concentração de exageros, com seus saltos número 12 e sutiãs coloridos que transbordam pelo decote. Na opinião de Dira Paes, que incorporou a voluptuosa dona de casa nos últimos oito meses e viu o papel se tornar um dos mais comentados da novela, é exatamente esse perfil que tende aos excessos que impulsionou o comportamento nada pudico de Norminha. Especialmente quando o assunto é o sexo oposto.
  • Jorge Rodrigues Jorge/CZN

    "Acho que tem de haver algum tipo de transformação", diz a atriz sobre o que espera no final da trama para Norminha

"Existe o amor pelo marido, que ela idolatra", defende Dira. "Mas existe também uma incontinência de sedução dentro dela. Ela tem uma necessidade em último grau de seduzir", define a atriz. Nada disso, porém, impede que muitos torçam para que Abel, o marido traído vivido por Anderson Müller, aceite a esposa de volta. Dira também acredita no retorno da união, mas não concorda com uma conciliação sem mudanças. "Acho que tem de haver algum tipo de transformação. Não que ela se redima e vire uma mulher exemplar, mas acho que as pessoas têm de pagar um pouco por seus atos impensados quando envolvem outras pessoas", justifica.

O distanciamento com que Dira fala da personagem não é total, mas é impossível não observar o abismo que há entre as duas quando o assunto são suas personalidades. Norminha é quase uma caricatura - e a própria atriz reconhece nela uma imagem arquetípica -, mas o que existe de possível em seu perfil passa longe do estilo "ao natural" que a paraense exibe fora do set. "Coloco minha porção 'Norminha' para fora quando quero. Mas sempre ouço as pessoas falando 'você parece uma menina'", conta ela, que completou 40 anos em junho.

Mesmo reconhecendo que o figurino não tem lá muito a ver com seu próprio gosto, Dira reforça a importância das peças no processo de "incorporar" a personagem ao longo da trama. "Fico muito feliz que o meu sapato, que usei em tantas cenas, tenha uma história. As minhas roupas tiveram vivência, assim como a maquiagem: o batom que eu usei está no final. Vai acabar junto com a novela", sensibiliza-se.

Você esperava que houvesse tanta aceitação à Norminha?

Foi uma recepção do público muito boa, desde o começo, e, com a pós-separação, parece que aumentou o carinho. A torcida é para que eles voltem, como se ela não tivesse feito nada de errado. Ela foi aceita com todos os defeitos. Isso me surpreendeu, porque eu achei que ia ser "maltratada" nas ruas.

A que você credita essa boa recepção do público?

Acho que isso aconteceu porque ela suscitou um outro olhar sobre essa relação de casal. Dessa vez, é a mulher que vai para a rua atrás de aventura. Estamos muito acostumados a ver esse papel sendo masculino. Então, acho que, de alguma forma, a gente conseguiu um olhar diferente.

Você tem uma carreira pontuada por personagens dramáticos, mas seus dois papéis mais marcantes em TV foram cômicos: a Norminha e a Solineuza, de "A Diarista". Como você vê isso?

Comédia, a família inteira assiste junto. Isso faz com que você popularize mais. E os trabalhos mais sérios ficam restritos a um tipo de público. Emendei esses trabalhos que tiveram uma característica parecida, de comédia com personagens compostos. Agora, estou ansiosa por um papel em que eu possa reverter isso. Pode até ser comédia, mas com outro viés.

Fazendo uma avaliação da sua trajetória até aqui, o que ainda falta conquistar?

Estou fazendo "bodas de prata", vivendo meus 25 anos de carreira, e me sinto muito recompensada. Mas tem muitas coisas que desejo e que estão por vir, muitos personagens que tenho vontade de fazer. Dei muita sorte, porque é como se, depois de 25 anos e de tantas coisas legais, ainda tenho a necessidade de me reinventar, de procurar outros caminhos e desbravar outras veredas.

(Por Louise Araujo) Comente essa e outras notícias no Fórum UOL Televisão

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host