UOL Entretenimento Televisão

26/08/2009 - 21h55

"Viver a Vida" vai abordar a crise econômica, anorexia alcoólica e diferença de idade em relacionamentos

Da Redação
"Viver a Vida", a nova novela das oito que vai substituir "Caminho das Índias", tem estreia marcada para 14 de setembro, mas já causa burburinho. Um dos motivos foi a escolha da famosa protagonista Helena, marca registrada do autor Manoel Carlos, que será interpretada por Taís Araújo, pela primeira vez uma atriz na faixa dos 30 anos e negra.
  • TV Globo/João Cotta

    Taís Araújo vive a protagonista de "Viver a Vida", a modelo Helena. É a primeira vez que uma atriz jovem e negra é escalada para o papel, característico nas tramas de Manoel Carlos

A exemplo da trama que a antecede, com filmagens na Índia e em Dubai, a equipe de "Viver a Vida" passou por Israel, Jordânia e França em 46 dias de gravação envolvendo uma complexa logística. "Os lugares em que gravamos são incríveis, mas não tínhamos acesso de carro. Então, precisávamos fazer tudo a pé. Em uma das gravações, subimos quase 1.000 degraus com o equipamento sendo levado por mulas. Talvez essa seja a gravação mais difícil que já fiz até hoje", explicou o diretor Jayme Monjardim.

Já a escolha de Taís Araújo para compor Helena foi um processo bem menos trabalhoso. Segundo o autor, chamar a atriz para um papel em sua novela já estava nos planos. "Sempre tive grande admiração pela Taís. Ela tem uma beleza internacional e um raro talento", declarou. A atriz também não poupou elogios. "Sempre quis fazer uma protagonista de novela das oito na Globo, mas fazer uma Helena estava acima de um desejo profissional, era um sonho mesmo!", revelou Taís.

No núcleo central da trama, Taís Araújo é Helena, uma modelo famosa que durante um passeio em Búzios se encanta por um homem mais velho, Marcos (José Mayer), e logo depois casa-se com ele. Marcos pede que a mulher abandone a carreira, já que o assédio é grande e Helena aceita satisfazer a vontade do marido. Em uma viagem a Petra, na Jordânia, onde supostamente será seu último desfile, ela conhece o fotógrafo "bon vivant" Bruno (Thiago Lacerda), por quem se apaixona perdidamente. É quando se inicia o triângulo amoroso principal da história.

Superação, crise e anorexia

O tema central de "Viver a Vida" é a superação, o prazer de viver, e terá na personagem Luciana, de Alinne Moraes, o grande emblema dessa campanha. "Ela será o exemplo máximo da superação", conta o autor. Luciana é uma jovem linda e rica, que tem um grande futuro na carreira de modelo, mas sofre um grave acidente que a deixa paraplégica e provoca transformações na vida de vários personagens. "O caso da Luciana vai ser baseado na realidade, li muito, tive contato com muitas pessoas com deficiência física. A intenção é que a paraplegia seja tratada com muita realidade", conta a atriz.

Outra personagem que tem a intenção de levantar um debate é Renata, papel de Bárbara Paz em sua primeira novela na Globo. Aspirante a atriz e modelo, ela abusa da bebida alcoólica e, para compensar as calorias, deixa de comer. É a chamada anorexia alcoólica que, segundo o autor, é um dos maiores flagelos da juventude atual.

Em tempos de crise econômica, Manoel Carlos também fez questão de criar uma personagem "antenada" com o que se passa no mercado financeiro. Camila Morgado será Malu Trindade, uma respeitada jornalista de economia que informa os bastidores da crise e analisa seus efeitos. A atriz ficará à disposição da novela para gravar cenas que podem ir ao ar no mesmo dia, para que as notícias sejam sempre "quentes".

O relacionamento de pessoas com idades muito diferentes também será posto em discussão. A protagonista Helena terá que conviver com a resistência da enteada Luciana ao seu relacionamento com o pai dela, Marcos (José Mayer), e superar os preconceitos da sociedade por namorar um homem mais velho. Outro casal que passará por isso é Clarisse (Cecília Dassi) e Bernardo (Bruno Perillo). Ele, um homem que já passou dos 30 anos, e ela uma adolescente quase 15 anos mais jovem, que enfrentará a resistência do pai (Marcello Airoldi) para viver sua paixão. Comente essa e outras notícias no Fórum UOL Televisão

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host