UOL Entretenimento Televisão

08/07/2009 - 12h42

"Descolados" leva realidade de jovens em SP para a MTV

Juliana Guarany
Colaboração para o UOL
Desafios e preocupações comuns entre os jovens que moram em São Paulo foram a base da história apresentada na série "Descolados", que vai ao ar a partir da próxima terça-feira (14) na MTV.

  • Teco, Lud e Felipe, de "Descolados": jovens tentando sobreviver na cidade grande

Esta é a primeira parceria que a emissora faz com uma produtora independente e também a retomada de um espaço de ficção dentro de sua programação. Com 13 episódios (os seis primeiros já gravados), a série tem apenas uma temporada prevista até o momento, o que pode aumentar conforme a resposta da audiência.

A história de três jovens que se conhecem em uma noite na cidade se confunde com a própria história dos atores, desconhecidos do público em geral. Durante os testes de elenco, suas histórias se aproximaram e até influenciaram a criação dos personagens. "Criamos histórias bem próximas dos atores, isso garantiu frescor e franqueza na produção", contou Michel Tikhomiroff, diretor da produtora Mixer, idealizadora do projeto.

Renata Gaspar, 23, vive Lud, uma paulistana de 22 anos que acabara de decidir sair de casa para dividir um apartamento no centro da cidade com um amigo da casa noturna em que trabalha. Mas logo no primeiro dia de mudança para a casa nova, Lud descobre que seu amigo desistiu e a largou com um aluguel alto demais. A própria atriz havia enfrentado a saída da casa dos pais na mesma época em que gravava as cenas de Lud: "Ná época dos testes de elenco, nós três passamos por transformações pessoais muito próximas às de nossos personagens", comenta a intérprete.

Marcelo Lorençon, ex-modelo de 22 anos, vive Felipe, modelo descoberto no Rio Grande do Sul que se mudou com a namorada para São Paulo há seis meses. Empolgado com o relacionamento, o rapaz de 20 anos até compra um cachorro para amada, mas leva um fora assim que chega em casa e acaba indo parar na rua, sem rumo, quando conhece Lud e Teco. Este é o primeiro trabalho profissional de Marcelo como ator. Ele preferiu estudar teatro em vez de investir na carreira de modelo. "Cheguei com 20 anos no mercado sem ter nenhuma experiência, tive que correr atrás", contou.

Thiago Pinheiro, 25, interpreta Teco, um rapaz de 23 anos cuja história se inicia dentro do avião, a caminho de Londres, na Inglaterra. Teco é revistado na alfândega e pego com uma ponta de cigarro de maconha em um dos bolsos de sua jaqueta. Por causa deste detalhe, provavelmente esquecido há meses na roupa, Teco é deportado, mas fica com vergonha de voltar para a casa dos pais, em Bauru. Ele se hospeda em um hotel no centro da cidade e sai para comprar cerveja, mas acaba se perdendo e cruza com Lud e Felipe. Thiago, que é irmão do ator Jiddu Pinheiro, o Daniel Vilela de "Vende-se um Véu de Noiva", já tem um currículo extenso de participações em novelas, séries e filmes nacionais. "Eu ainda moro com meus pais, e o pior é que sou o mais velho dos três", comenta, referindo-se a Renata e Marcelo.

A proximidade dos personagens com os atores os fez confunidr realidade e ficção diversas vezes: "Ficamos muito próximos. Queríamos nos mudar para o apartamento usado nas gravações, mas a produção nos impediu", contou Renata.

Com uma linguagem mais próxima do cinema e de séries estrangeiras do que da novela nacional, a série pretende subir um pouco a faixa etária do público da emissora, hoje focada em jovens de 15 a 29 anos. Com três diretores que se revezam nos episódios, a ideia é afastar o olhar romantizado de novelas adolescentes, como a global "Malhação".

"Descolados" preenche uma lacuna deixada pelo reality show "20 e Poucos Anos", exibido pela MTV no começo da década de 2000, no qual jovens se encontravam semanalmente e discutiam temas variados de seu universo. Comente essa e outras notícias no Fórum UOL Televisão

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host