UOL Entretenimento Televisão

08/05/2009 - 14h23

Netinho volta à TV e fala de agressão: "Quero que os homens que fizeram o que eu fiz se sintam envergonhados"

Da Redação
Parece não haver assunto delicado demais para Netinho de Paula, vereador pelo PC do B em São Paulo que retoma a carreira de apresentador neste sábado (09), quando estreia o "Show da Gente", no SBT. Acusado de agressão pela ex-mulher em 2005 (mesmo ano em que foi filmado dando um soco no Repórter Vesgo do "Pânico na TV"), ele retorna à televisão trazendo deliberadamente o assunto de volta à tona e colocando-se na berlinda ao entrevistar Maria da Penha Maia Fernandes, brasileira que ficou paraplégica vítima de violência doméstica e dá nome à lei que aumenta o rigor contra esse tipo de agressão.

NETINHO ENTREVISTA MARIA DA PENHA NA ESTREIA DO "SHOW DA GENTE"

  • Roberto Nemanis/SBT
O mea culpa, ele garante em entrevista ao UOL, já foi feito há muito tempo, e as queixas foram retiradas. Qual é então o propósito da retomada do caso? "Já pedi desculpas muitas vezes. Mas acho que tocar nesse assunto da maneira que foi é uma coisa que eu devia às minhas fãs. Saí de lá muito aliviado", diz. "Quero fazer com que os homens que já fizeram o que eu fiz também se sintam envergonhados".

A decisão de trazer Maria da Penha ao programa foi tomada pela diretora Marlene Mattos, que, segundo Netinho, sabia como ele se sentia a respeito do assunto e agiu de acordo. Marlene também foi a responsável pela estreia do pagodeiro na televisão, quando ele foi uma das personalidades convidadas por ela para cobrir a licença-maternidade de Xuxa, há mais de dez anos.

Com a estreia marcada para a véspera do Dia das Mães, o programa tem outro segmento espinhoso de entrevistas: convidou as mães de Eloá e de Penélope para simbolizar as mães que perderam suas filhas. Mas esse assunto também não intimida Netinho. Perguntado se ele se preocupa com os limites do que explorar na TV ou acusações de sensacionalismo, a resposta é não. "Eu fui contratado para ser autêntico. Ganho pela minha exposição, e nunca tive a pretensão de ser perfeito. Se o povo gosta, é porque alguma coisa boa tem". O "povo", acredita, é ao mesmo tempo o objetivo a alcançar e o que explica a origem das críticas. "Essas críticas, para um cara de segmento popular, sempre foram esperadas. Quando eu vendia biscoito no trem, diziam que eu era trombadinha; quando virei músico, diziam que era lixo cultural; quando virei apresentador, o programa era assistencialista..."

Concorrência

A munição pesada do programa de estreia reflete a preocupação com o tamanho da concorrência em que o "Show da Gente" está se metendo. Netinho vai competir diretamente com os programas de Luciano Huck, Rodrigo Faro e Raul Gil. E se as demais novidades da grade do SBT apostaram na força e se deram bem (a volta do "Programa do Ratinho" e um "Casos de Família" bem menos diplomático que o anterior recuperaram o segundo lugar em seus horários), o "Show da Gente" não pretende fazer diferente.

Além das atrações específicas do programa de estreia, o "Show da Gente" aposta no sucesso de três quadros fixos. O "Concurso Nacional de Pagode", para Netinho, preenche uma lacuna que existe pelo "preconceito" contra o segmento; já o quadro sobre acessibilidade apresentado pelo músico Marcelo Yuka "vai mexer um pouco com questões sérias no país todo". E, por fim, a reestreia do quadro que o tornou famoso: o "Dia de Princesa".

"Acho que o SBT não pode, em nenhum dia da semana, ficar fora da disputa da audiência", diz Netinho, destacando a qualidade dos concorrentes e ressaltando que no sábado "não falta entretenimento". "O que falta é uma via social, que é a linha que eu sei fazer", acredita.

Show da Gente
Sábados, 14h15
SBT
Comente essa e outras notícias no Fórum UOL Televisão

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host