UOL Entretenimento Televisão

21/04/2009 - 15h15

Três emissoras de TV inauguram sinal digital em Brasília

Da Agência JB
A TV Brasil é a primeira emissora a transmitir o sinal de TV digital em Brasília, que está no ar desde o dia 15 de abril, em caráter experimental, no canal digital 15.

A partir da próxima quarta-feira (29), quando serão assinados os termos de consignação com todas as emissoras da capital federal, a Rede Globo e a TV Justiça também vão inaugurar o seu sinal digital.

A TV Brasil pertence à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que é a gestora também da Agência Brasil. As demais emissoras que operam em Brasília só devem entrar no ar nos próximos meses.

De acordo com o presidente da Associação dos Veículos de Comunicação do Distrito Federal, Flávio Lara Resende, o atraso se deve ao fato de não haver uma torre de transmissão digital provisória, enquanto a torre definitiva, projetada por Oscar Niemeyer, não fica pronta. "Pelo fato de não termos a torre definitiva nem a provisória, tivemos que sair à procura de uma solução paliativa, e isso atrasou um pouco", disse.

A previsão é de que a nova torre, que será construída no bairro Colorado, só fique pronta em 2010. Segundo a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), a licitação já foi realizada. A obra, orçada em R$ 64 milhões, terá 170 metros de altura e estrutura de concreto armado.

Resende explica que a torre será também um novo monumento em Brasília. "Não é simplesmente uma torre de televisão, é um monumento, com um projeto do Niemeyer. Não se pode fazer a comparação do custo de um monumento com o custo de uma torre pura e simplesmente".

Enquanto a torre definitiva não estiver pronta, as emissoras vão utilizar alternativas para transmitir seu sinal digital. TV Brasil, Record e SBT vão usar a Torre de TV antiga, que fica no centro de Brasília. Já a Globo e a Band vão transmitir seu sinal da torre da Companhia Energética de Brasília (CEB). A TV Brasília ainda está analisando se irá usar a torre da CEB ou da TV Câmara.

O custo de cada emissora para começar a transmitir o sinal digital vai depender do transmissor que ela irá utilizar. Segundo Resende, que também é diretor-geral do Grupo Bandeirantes, o investimento da emissora será de R$ 1,3 milhão. Comente essa e outras notícias no Fórum UOL Televisão

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host