UOL Entretenimento Televisão

01/04/2009 - 06h52

Cultura lança nova programação com interatividade, reality show e série adolescente

Da Redação
A TV Cultura lançou para a imprensa na terça-feira (31) sua nova programação, que entra no ar a partir de 6 de abril. Entre as novidades estão mais espaço para produções independentes, um reality show, e maior interação da programação com o site da emissora - vislumbrando a convergência para a TV digital. Atrações antigas também foram repaginadas.

O tradicional "Roda Viva", por exemplo, já mudou antes mesmo do anúncio. Desde 9 de março o programa vem sendo exibido antes, em primeira mão pelo canal web da emissora das 18h às 20h50, e somente às 22h10 todas as segundas-feiras pelo canal de TV. Na internet há ainda a opção de visualizar o programa por diferentes câmeras e bastidores.

Para Paulo Markun, presidente da Fundação Padre Anchieta, a exibição de "Roda Viva" na internet só fez aumentar a audiência do programa na TV e a tendência é que o mesmo aconteça com as demais atrações que ganharão mais peso na web agora em 2009.

Veja abaixo as principais atrações da nova grade da Cultura:

"EcoPrático" é o primeiro reality show da emissora pública. A proposta da atração é conscientizar a população e ensinar práticas sustentáveis de vida. Os apresentadores Anelis Assumpção e Peri Pane visitam casas e apartamentos de diferentes regiões de São Paulo, de diversos perfis socio-econômicos, e analisam a situação delas a partir de 10 "Ecocritérios", como água, energia, alimentação, resíduos, etc. Depois disso, propõem mudanças estruturais, físicas e comportamentais. Após algum tempo a equipe volta à casa para ver como as intervenções mudaram a rotina da família. Os especialistas Francisco Lima, arquiteto, e Maria Zulmira, jornalista, também fazem parte da atração. "EcoPrático" estreia no dia 12 de abril, às 19h.

A nova série adolescente da emissora, "Tudo o que é Sólido Pode Derreter", é outra aposta do canal e traça um paralelo entre a vida de uma adolescente com os livros que ela lê. As obras que servem de pano do fundo para os episódios dessa temporada são "O Auto da Barca do Inferno", "Os Lusíadas", "Senhora" e "Macunaíma", entre outras - todas de vestibular. A produção foi idealizada por Rafael Gomes e Esmir Filho, os diretores de "Tapa na Pantera", vídeo que conquistou o público via web. "Tudo o que é Sólido Pode Derreter" estreia em 10 de abril, às 19h30.

"Direções", projeto de teledramaturgia da Cultura em parceria com o SescTV, volta à programação da emissora com seis novos episódios dirigidos por nomes de peso do teatro (Rodolfo Garcia Vázques, Maucir Campanholi e André Garolli) e do cinema (Beto Brant, Eliane Caffé e Tata Amaral). Estreia em 12 de abril, às 22h.

Apresentado pelo psiquiatra Jairo Bouer em parceria com o canal Futura, o programa "Ao Ponto" passará a ser exibido ao vivo pela web, permitindo maior interação com o público, além de ganhar mais tempo de duração: de 30 minutos para uma hora. A atração também muda de dia e horário e vai ao ar às sextas-feiras, às 20h, com estreia em 24 de abril.

O Nossa Língua, do professor Pasquale Cipro Neto, terá um reforço no time: o repórter Felipe Reis, que fará entrevistas com a população nas ruas para saber quais são suas principais dúvidas, além de apresentar um jornal falando sobre as principais mudanças da reforma ortográfica. Personagens de animação inspirados em sinais gráficos como a vírgula, til, parênteses, etc, também ilustrarão um novo quadro.

Sem deixar de lado o espaço para os documentários em sua grade, a Cultura exibe o novo programa "Janela Brasil", produção independente focada em trabalhos de documentaristas e videomakers paulistas como Ugo Giorgetti, Rainaldo Pinheiro e Evaldo Morcazel, entre outros, mostrando diversas facetas do Brasil. Estreia em 9 de abril, às 22h10. Comente essa e outras notícias no Fórum UOL Televisão

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host