UOL Entretenimento Televisão

15/03/2009 - 00h30

Zeca e Maria Rita cruzam os olhares e se interessam um pelo outro: a semana em "Paraíso"

PopTevê
Uma novela contemporânea, mas com ar de antigamente. É mais ou menos esse o clima de "Paraíso", "remake" que traz Benedito Ruy Barbosa - e suas filhas e co-autoras, Edmara e Edilene - de volta ao horário das seis.

Depois de experiências pouco empolgantes com os temas "modernosos" de "Negócio da China", e de época na igualmente "apagadinha" "Ciranda de Pedra", a Globo tenta um meio-termo. Entre bois e voos de parapente, a história de um amor proibido vai se desenrolando com um pano de fundo
cinematográfico: o pequeno e fictício município de Paraíso, em Mato Grosso.

Protagonizando o romance principal do folhetim estão Eriberto Leão e Nathália Dill. Ele é Zeca, peão que todos na cidade juram ser filho do diabo; ela, a doce Maria Rita, apelidada de Santinha graças aos devaneios da mãe, a beata radical Mariana (Cássia Kiss), que canonizou a filha por contra própria. Dada a rasgos de religiosidade inflexível, Mariana é uma das pessoas que demonizam Zeca, que, por sua vez, não faz qualquer esforço para encerrar a lenda. Ao contrário: em vários momentos, sua capacidade de dominar bois, bezerros e demais quadrúpedes parece sobrenatural aos olhos do povo.

Logo no início da trama, Zeca aparece em cima de um touro bravo, conhecido pela "singela" alcunha de Matador. A "fera", porém, não é páreo para o peão, que consegue permanecer montado no animal e leva o prêmio na festa de Peão de Boiadeiro. Bonitão, o moreno exerce o mesmo impacto sobre as mulheres. Entre elas estão Zuleika (Cristiana Oliveira), carioca com quem ele manteve um romance durante a época em que estava na faculdade, e Rosinha (Vanessa Giácomo). Filha de uma empregada da fazenda, a jovem é apaixonada por ele desde a infância e fica frustrada ao perceber que é vista pelo amado apenas como uma irmã caçula.

O peão, no entanto, jura de pés juntos aos amigos que não pensa em se aquietar ao lado de nenhuma mulher. Mal sabe ele que sua resolução cairá por terra assim que cruzar o olhar pela primeira vez com Santinha - que o atrai com a mesma facilidade com que cai de amores por ele. Resta saber se o romance vai domar também a audiência.

Segunda (16/03) - Na festa de Peão de Boiadeiro, José Eleutério, o Zeca, se prepara para montar o touro chamado Matador. Mariana comenta com Antero que Zeca é o filho do diabo e o marido repreende a mulher. Durante o almoço, padre Bento conta para Eleutério, Zefa e Rosinha por que Maria Rita passou a ser chamada de santa. Maria Rita não sabe o que fazer quando Norma coloca o filho desfalecido em seus braços e se desespera. Maria Rita se revolta com Mariana e garante que nunca mais irá rezar ninguém.

Terça (17/03) - Antero fica perplexo com o fato de Mariana não aceitar que Maria Rita não seja santa. Otávio decide vender o carro para conseguir dinheiro, mas Ricardo o desanima por causa das altas dívidas. Rosinha tenta disfarçar seu amor por Zeca, mas não consegue enganar Zefa. Maria Rosa se irrita com a presença de Geraldo e pede que ele a deixe em paz. Mariana reclama com padre Bento que as contribuições estão ficando cada vez menores. Padre Bento a recrimina, mas a beata não lhe dá atenção.

Quarta (18/03) - Maria Rita segue o conselho de padre Bento e mantém-se firme em sua posição de não voltar para o convento. Maria Rita fica agitada ao ouvir Zeca tocar o berrante e corre para tentar vê-lo, mas Mariana a impede. Rosinha fica frustrada quando Zeca a apresenta para Terêncio como sua irmã. Norberto pede que padre Bento organize uma quermesse para arrecadar dinheiro para a prefeitura. Otávio e Ricardo decidem ir para a fazenda de Eleutério.

Quinta (19/03) - Tobi percebe a aflição de Rosinha esperando Zeca e debocha de sua atitude, deixando-a ainda mais nervosa. Aurora sugere que Geraldo despreze Maria Rosa para conseguir conquistá-la. Vadinho, Pedro do Posto, Capita, Zé do Correio e Alfredo Modesto discordam dos argumentos de Norberto para justificar a quermesse, mas acabam se convencendo de que é a melhor coisa a ser feita para arrecadar dinheiro. Ricardo e Otávio chegam a Paraíso e se impressionam com o tamanho da pequena cidade.

Sexta (20/03) - Mariana revela a Maria Rita que só continuou casada com Antero por causa dela e de sua suposta santidade. Ricardo e Otávio se acomodam na pensão de dona Ida e Aninha se encanta com os dois. Zeca e Terêncio cruzam com Mariana e Maria Rita na estrada e a beata manda a filha cobrir o rosto. Norberto fica sabendo da presença de forasteiros na cidade e acredita que sejam espiões do governo. Norberto decide expulsar os dois da cidade.

Sábado (21/03) - Mariana não aceita que padre Bento organize a quermesse para arrecadar dinheiro para a prefeitura. Maria Rosa pergunta por Geraldo e Aurora se anima. Ricardo e Otávio fazem uma proposta para Norberto, que fica indignado e chama o delegado para prender os dois. Zeca e Terêncio apostam corrida na estrada, enquanto Mariana e Maria Rita tentam passar com a charrete. Zeca e Maria Rita cruzam os olhares e se interessam um pelo outro.

(Por Louise Araujo) Comente essa e outras notícias no Fórum UOL Televisão

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host