UOL Entretenimento Televisão

14/03/2009 - 07h52

Guilherme Berenguer vai abordar dificuldades do 1º emprego em "Paraíso"

PopTevê
Depois de quase um ano longe das novelas, Guilherme Berenguer voltará à teledramaturgia com um personagem simbólico. Em "Paraíso", que estreia no dia 16 de março, o ator será Ricardo - jovem que se forma em Publicidade e encontra um mercado de trabalho saturado. "Hoje a gente se depara com a falta de vagas para novos profissionais. Muitas vezes eles não têm condição de colocar em prática o que aprendem e mostrar o talento", observa.

GUILHERME BERENGUER VOLTA À TELEVISÃO EM "PARAÍSO"

A situação negativa, porém, não é creditada apenas ao inchaço do mercado. Guilherme reconhece que o acomodamento do personagem, que não investiu em estágios durante a faculdade, o prejudicou. "Penso da seguinte forma: quem é bom para caramba, se dedica e marca presença, acaba sendo lembrado e os outros é que correm atrás, querendo trabalhar com ele", argumenta.

Para resolver o problema, Ricardo decide investir em um movimento cada vez mais comum: o êxodo urbano. Ao lado do amigo Otávio - jornalista recém-formado e igualmente desempregado vivido por Guilherme Winter -, o publicitário ruma em direção à cidadezinha de Paraíso. "Eles já chegam querendo movimentar a cidade, querendo fazer rádio, jornal, tevê, internet...", enumera o ator. Tanta empolgação se explica: Ricardo e Otávio, amigos de Zeca - protagonista vivido por Eriberto Leão - acreditam que não terão problemas em conseguir emprego na área rural. A realidade, porém, não será tão amistosa. "O pessoal do interior convive muito entre si. Quando chega uma figura da capital, se coloca em questão o que aquela pessoa realmente quer, quais são suas intenções. Essa vai ser a reação no primeiro momento", adianta o ator.

Para vencer tanta desconfiança, a dupla terá de ralar muito. Os projetos faraônicos de Ricardo para que Paraíso invista em veículos de comunicação esbarram no jeito ressabiado de Norberto, prefeito da cidadezinha, vivido por Leopoldo Pacheco. Ele teme que os rapazes sejam, na verdade, embusteiros atrás de dinheiro fácil. "Ele é honesto, mas também ambicioso. Faz gráficos, projeções de retorno do investimento", revela Guilherme, mostrando os motivos que assustam Norberto. Postos para fora do gabinete a impromérios, os dois se contentam em começar a trabalhar realizando um humilde serviço de alto-falantes, instalados em postes da cidade. "O Ricardo está tão certo de que o projeto deles vai acontecer, que sonha muito alto mesmo. Ele olha para o estúdio e fica maravilhado", conta.

Por causa do trabalho duro na iniciativa, Ricardo conseguirá do prefeito a concessão para utilizar um sinal de rádio juntamente com Otávio - dando início às transmissões da emissora Voz do Paraíso. Apesar de não ter feito "laboratório" para o trabalho, Guilherme diz que tem uma certa dose de experiência no assunto, fruto de suas participações como entrevistado em programas radiofônicos. "Tenho uma breve noção de tudo isso. Quando entrei no estúdio para gravar a primeira cena com o equipamento, já identifiquei onde fica o retorno, a saída de áudio, tudo. Botei o pé no cenário e sabia o que ia fazer", garante.

Mas pelo menos um grupo verá com ótimos olhos a chegada dos forasteiros desde o início . As "regateiras" - meninas loucas para arranjar um bom partido - tratam logo de demonstrar sua faceirice pela dupla carioca. Enquanto o "mulherengo" Otávio fica todo animado, Ricardo mantém os pés no chão. "Sabe aquela cara que não quer se meter em roubada? O Ricardo se preserva. Ele está focado e sabe que, se tiver mulher na história, pode se enrolar", pondera. O comportamento contido do rapaz com certeza não agrada às jovens "casadoiras" - mas incomoda, principalmente, à apaixonada Aninha, vivida por Juliana Boller. Apesar da reciprocidade do sentimento, qualquer início de relacionamento é cortado pelo publicitário. "Ela é ingênua, graciosa e bonita, também. Isso desperta o interesse dele. Só que o Ricardo tem todo um cuidado para não ser invasivo, emocionalmente, com essa menina de quem gosta", justifica.

(por Louise Araujo)
Comente essa e outras notícias no Fórum UOL Televisão

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host