UOL Entretenimento Televisão

03/03/2009 - 17h51

"Paraíso" traz de volta o clima rural para o horário das seis em busca de audiência

Da Redação
A Rede Globo apresentou à imprensa nesta terça-feira (03) a nova novela das seis, "Paraíso". A trama, que entrará no ar na segunda (16) no lugar de "Negócio da China", é um remake do folhetim rural de Benedito Ruy Barbosa exibido em 1982, e terá a difícil missão de recuperar a audiência perdida no horário.

GLOBO LANÇA "PARAÍSO", NOVA NOVELA DAS SEIS

  • Divulgação/TV Globo

    O cantor Daniel e Eriberto Leão fazem parte da comitiva de peões da trama

Mesmo sendo uma novela de 26 anos atrás, "Paraíso" traz elementos atuais, como explica o próprio autor. "O texto traz enfoques políticos, aborda a questão agrária, alerta sobre o desmatamento e mostra a chegada do progresso à pequena cidade de Paraíso", diz Benedito. As filhas do autor, Edmara e Edilene, são as responsáveis pela atualização da trama e assinam a nova versão.

"Paraíso" conta a história do amor impossível da "santa" Maria Rita (Nathalia Dill) pelo "filho do diabo" José Eleotério (Eriberto Leão). Criada pela mãe Mariana (Cássia Kiss) para ser santa, ela não sente a vocação que lhe foi imposta e fica atraída justamente pelo "filho do coisa ruim", conforme diz a crendice popular, já que o pai do peão, Eleotério (Reginaldo Faria), guarda como amuleto uma garrafa com um diabinho dentro.

Remake

Uma das curiosidades do remake da novela é a presença do cantor Daniel assumindo o papel que na primeira versão foi do também cantor Sérgio Reis. Esse, aliás, é o segundo personagem de Reis que Daniel assume. Ele também está no filme "O Menino da Porteira", que foi protagonizado por Sérgio Reis. "Acho que na verdade foi uma grande coincidência eu ter sido escolhido para os dois papéis", acredita o cantor.

Outro destaque é a volta de Kadu Moliterno, que na primeira versão de "Paraíso" fez o papel de José Eleotério e 26 anos depois volta a atuar na mesma trama como o comerciante Bertoni. Para Kadu é uma honra estar novamente na novela que deu tanto destaque em 1982. "Até hoje em alguns lugares me chamam de Filho do Diabo", lembra o ator falando da importância do personagem para sua carreira.

Para o ator Eriberto Leão, que será o protagonista José Eleotério no remake, a trama tem tudo para conquistar o público: "Vamos conseguir audiência através da poesia que tanto anda em falta". Ele também conta com a superstição para isso, e confessa que adotou um colar de dente de onça que ganhou de uma tribo no Mato Grosso como adereço de seu personagem.

Apesar de ser um remake, alguns toques de exclusividade foram acrescentados, como o nome do personagem de Daniel: Zé Camilo. O cantor pediu pessoalmente ao autor Benedito Ruy Barbosa que mudasse o nome de Diogo para o nome de seu pai, e teve o pedido prontamente atendido.

Locações e elenco

"Paraíso" teve externas em três estados diferentes do Brasil. No Rio de Janeiro, as cidades de Cachoeira de Macacú, Itaboraí, Conservatória e Miguel Pereira serviram de cenário. Em Mato Grosso, Cuiabá, Nobres, Chapada dos Guimarães e Poconé receberam a comitiva dos peões da novela. E por fim Carrancas, em Minas Gerais, registrou o primeiro encontro entre Zeca e Santinha.

O elenco de "Paraíso" conta ainda com os nomes de Carlos Vereza, Mauro Mendonça, Vanessa Giácomo, Guilherme Berenguer, Fernanda Paes Leme, Cristiana Oliveira, Walderez de Barros, Bia Seidl, Luli Muller, Soraya Ravenle, Cris Vianna, Guilherme Winter, Genézio de Barros, Leopoldo Pacheco, José Augusto Branco, João Sabia, Paula Barbosa, Juliana Boller, Caroline Abras, Lucy Ramos, Mariliz Rodrigues, Aisha Jambo, Lidi Lisboa, Alexandre Rodrigues, Lucci Ferreira, Cosme dos Santos, Jackson Costa, entre outros.

"Paraíso" estreia segunda-feira (16) logo após "Malhação". Comente essa e outras notícias no Fórum UOL Televisão

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host