UOL Entretenimento Televisão

11/01/2009 - 23h53

Globo de Ouro tenta quebrar monotonia com séries estreantes; veja os vencedores

Da Redação
Atualizada à 1h50

Quinze anos depois de ganhar um Oscar pelo filme "O Piano", Anna Paquin, 26, levou na noite deste domingo o Globo de Ouro de melhor atriz por sua performance na série "True Blood". A premiação da jovem - mas experiente - atriz em uma série estreante é o mais próximo de uma novidade que chegou a premiação televisiva. Com uma lista de indicados repleta de nomes que tradicionalmente aparecem nos prêmios e a HBO dominando a série de vencedores, a festa passou sem grandes surpresas.

Os resultados não saíram muito do tradicional, nem as apresentações. As pequenas exceções vieram das participações dos humoristas britânicos Ricky Gervais e Sacha Baron Cohen. Com as fronteiras entre atores de cinema e televisão cada vez menos definidas, Gervais acabou promovendo um pequeno "encontro" entre os dois veículos durante sua apresentação. Com direito a alguns minutos a mais que os demais apresentadores, o autor da série "The Office" aproveitou para fazer piada com a vitória da conterrânea Kate Winslet - "Não disse que era só fazer um filme sobre o Holocausto?", brincou, fazendo referência a uma fala de Winslet quando fez uma desbocada aparição como ela mesma na série de Gervais "Extras", e que hoje foi premiada por sua participação em "The Reader", filme que tem o nazismo como tema.

Outro humorista britânico - cujo personagem Borat passou da televisão para o cinema - também teve tempo para piadas, mas não encontrou aprovação do público presente: Sacha Baron Cohen apresentou a categoria "Melhor Filme Musical ou Comédia" e resolveu fazer graça sobre a forma como a crise econômica estaria afetando as celebridades. "Victoria Beckham não come há três semanas, Charlie Sheen tem de fazer sexo sem pagar e Madonna teve que se desfazer de um de seus assistentes - nossos sentimentos, Guy Ritchie". Sem risadas, o público demonstrou seu desagrado.

VENCEDORES DO GLOBO DE OURO 2009

  • Anna Paquin, que ganhou um Oscar aos onze anos, recebeu o Globo de Ouro de melhor atriz


Resultados

Outra das poucas séries estreantes na lista de candidatos, "In Treatment" também já levou um Globo de Ouro: Gabriel Byrne ganhou na categoria Melhor Ator em Série Dramática. Ele bateu Hugh Laurie (que concorria por "House", papel que lhe rendeu duas vitórias e mais duas indicações ao prêmio em anos anteriores), Michael C. Hall (em sua terceira indicação por "Dexter"), Jon Hamm (que também concorreu, e venceu, ano passado por "Mad Men") e Jonathan Rhys Meyers (que disputava pela segunda vez por "The Tudors" e já levou em 2006 por "Elvis").

Alec Baldwin foi o primeiro a quebrar a seqüência de vitórias da HBO da noite e levou o prêmio de Melhor Ator em Série de Comédia por seu papel em "30 Rock", que já havia rendido duas indicações (e uma vitória) das sete a que concorreu ao prêmio. A série repetiu a dominação dos Emmys e levou também o prêmio de Melhor Atriz (Tina Fey, pelo segundo ano consecutivo) e Melhor Série de Comédia.

Veja a lista de vencedores:


Melhor Atriz em Série Dramática

Anna Paquin (True Blood) HBO

Melhor Ator em Série Dramática

Gabriel Byrne (In Treatment) HBO

Melhor atriz coadjuvante

Laura Dern (Recount) HBO

Melhor Ator coadjuvante

Tom Wilkinson (John Adams) HBO

Melhor minissérie ou filme para a TV

John Adams (HBO)

Melhor atriz em minissérie ou filme para a TV

Laura Linney (John Adams)

Melhor Ator em Série de Comédia

Alec Baldwin (30 Rock)

Melhor Série de Comédia

30 Rock

Melhor Atriz em Série de Comédia

Tina Fey (30 Rock)

Melhor Série Dramática

Mad Men Comente essa e outras notícias no Fórum UOL Televisão

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host