UOL Entretenimento Televisão

11/01/2009 - 06h34

Nova temporada de "Malhação" estreia nesta segunda em clima de férias

PopTevê
Se a época é de férias, nada melhor que "fugir" para bem longe dos bancos escolares. A ideia - que povoa tantas mentes adolescentes nessa época do ano - dá o tom dos primeiros capítulos da temporada 2009 de "Malhação", que estreia nesta segunda (12). Afinal, o pontapé inicial da nova trama se dá no litoral nordestino, repleto de praias de areias claras e águas mornas.

"A ideia de começar em outro lugar é boa, porque a gente reúne a rapaziada fora dos estúdios. Isso gera uma interatividade entre eles", defende o diretor Marcos Paulo. Ele assumiu o comando da trama a partir das gravações que duraram vinte dias entre Fortaleza e a bela Canoa Quebrada, famosa praia localizada no município de Aracati.

MALHAÇÃO: TEMPORADA 2009

  • A vilã vivida por Amanda Richter conquista o coração de Luciano, o amor da mocinha Marina



A perspectiva foi compartilhada pelos jovens atores sob seu comando. Estreante em tevê, a protagonista Bianca Bin é só elogios para o esquema meio "colônia de férias", em que os novatos entraram em contato com os atores que continuaram na história. "Parece que o "santo" de todo mundo bateu. A turma está toda unida, é um espírito de grupo muito bom", empolga-se ela, que viverá a doce Marina. De origem simples, a personagem conhecerá o grupo do colégio Múltipla Escolha durante uma viagem dos adolescentes para o Ceará, onde Yasmin - a cantora vivida por Mariana Rios - se apresentará.

Marina logo se enturma com Domingas, que aproveita o passeio para fazer uma espécie de diário virtual em vídeo. "Estou produzindo mesmo um conteúdo que, depois, vai para a Internet como se fosse a visão da Domingas. É uma aposta na interatividade", valoriza Carolinie Figueiredo, intérprete da personagem.

Mas além de contar com a amizade da galera "do bem", Marina vai descobrir a maldade sob a forma de Veridiana. Elegante, esnobe e com uma permanente expressão de desprezo, a vilã está acostumada a ter o que quer - até que conhece Luciano. Melhor amigo - e paixão secreta - da protagonista, o rapaz interpretado pelo estreante Micael Borges também nutre um amor platônico por Marina. "Leio o texto em casa e me envolvo nessa história. Digo "pô, se declara!"", diverte-se Micael.

O resultado do comportamento mais retraído de Luciano é que Veridiana "mexe seus pauzinhos" para driblar o desprezo do rapaz e ficar com ele. "Acho uma delícia fazer a vilã e poder mostrar aqueles sentimentos que a gente normalmente não demonstra", avalia Amanda Richter, intérprete da antagonista.

O triângulo clássico dos folhetins fica mais complicado ainda quando Alex entra em cena. Vivido por Daniel Dalcin, o personagem é o típico sonho de toda adolescente: bonito, sensível e apaixonado. Mais um dos turistas cariocas no Ceará, ele se encanta com bem mais do que a paisagem e fica caído de amores por Marina, entrando na disputa pelo coração da jovem.

Para viver o personagem, que é músico, Daniel teve aulas para aprender a tocar violão - mas promete se sair bem na parte vocal. "Vou viver na ficção uma coisa que faço desde os 13 anos. Minha relação com canto é uma coisa muito intensa, desde que eu era criança", garante o ator.

Entre os mais experientes também não faltarão novidades. Depois de um período meio desenxabido, o Bruno de Caio Castro se tornará um "pegador" de carteirinha. Já Peralta, personagem de Jonatas Faro, vai ganhar mais espaço com a chegada de seu pai, Adamastor. Vivido por Paulo César Grande - que fez parte de "Malhação" anteriormente, em 2003 -, o comerciante entra na história decidido a não deixar o filho desistir de prestar vestibular. O apoio incondicional do "paizão" chega ao cúmulo de levá-lo a se inscrever no mesmo cursinho preparatório que Peralta frequenta. "Ele é um "envelhecente"", resume Paulo. "Acho que ele tem muito a ver comigo, por causa do espírito mais moleque"", pondera.

Dias de sol e mar

Se por um lado o belo cenário natural de Canoa Quebrada serviu para tirar um pouco o clima "industrial" dos estúdios de gravação, por outro colocou à prova a resistência dos atores. Inclemente, o calor de quase verão não deu trégua. "Eram várias cenas com o sol na cabeça, vento... no fim do dia, eu só queria dormir", revela Amanda Richter.

Mas, apesar do ritmo intenso, os atores também encontraram lugar na agenda para se divertir - mesmo com eventuais dificuldades "logísticas". É que, empolgados com a presença do elenco, os moradores de Canoa Quebrada não resistiam à tentação de pedir fotos e autógrafos incessantemente.

Liderando o "ranking" do assédio estava o jovem galã Caio Castro. Por onde passava, o ator juntava dezenas de adolescentes e dava início a gritinhos de muitos decibéis. Mas nem a dificuldade de movimentação tirou o bom humor do jovem. "Isso acontece. É o carinho do público com o nosso trabalho. Para o pessoal daqui, a nossa presença é uma novidade. Ainda tem a magia da tevê", acredita.

Quem é quem na nova temporada de "Malhação"

Marina Miranda (Bianca Bin) - Doce e inteligente, a menina vê sua vida mudar com o desaparecimento do pai. Para que Iracema, sua mãe, possa procurar pelo marido, Marina muda-se com os irmãos, Rejane e Rudá, do Ceará para o Rio de Janeiro. Na cidade, vão viver com a avó, Olga.

Rejane (Nêmora Cavalheiro) - Irmã mais nova de Marina, é bastante inocente. Vai perceber que está crescendo ao se apaixonar por Diego.

Rudá - Caçula dos irmãos, ele é agitado e sempre se mete em confusões. Apesar do jeito extrovertido, Rudá sente falta dos pais.

Iracema (Cláudia Mauro) - Mãe dedicada de Marina, Rejane e Rudá. Manda os filhos para morar com a sogra depois do desaparecimento do marido, João, a quem procura incessantemente.

Olga (Rosaly Papadopol) - Mãe de João, sempre foi contra o casamento do filho com Iracema. Arrogante e muito rica, ela compra o colégio Múltipla Escolha.

Luciano (Micael Borges) - De origem humilde, ajuda o pai na organização de passeios turísticos no Ceará. Apaixonado por Marina, é incapaz de se declarar. Torna-se alvo da paixão de Veridiana.

Alex (Daniel Dalcin) - Filho de Mauro, é um rapaz bonito e sensível. Músico talentoso, ele é o alvo das atenções de Norma Jean, enteada de seu pai e a quem considera uma irmã. É apaixonado por Marina, que conheceu no Ceará.

Veridiana (Amanda Richter) - Filha de Guilherme, é arrogante e sedutora. Usa de sua esperteza - e da ingenuidade de Norma Jean, sua melhor amiga - para arrastar a "lourinha" para suas armações. Morre de ciúmes do pai, que a criou sozinho depois de ser abandonado pela esposa.

Guilherme Cavalera (Maurício Mattar) - Zeloso, criou sozinho a filha, Veridiana. Tenta encontrar uma nova esposa, alguém que ajude na educação da garota. É um homem sofisticado, dono da livraria que funciona no "shopping".

Norma Jean (Jéssika Alves) - A loura filha de Kátia fica eufórica com o casamento da mãe - já que é apaixonada por Alex, filho de seu padrasto. Vive se insinuando para o rapaz, mas não tem sorte. Melhor amiga de Veridiana, sempre acaba metida nas confusões da vilã.

Mauro Bacelar (Gustavo Rodrigues) - Pai de Alex, casou-se pela segunda vez com Kátia. Boa-praça, o administrador se esforça para ser um bom pai para Alex e Norma Jean.

Kátia Valadares (Antônia Fontenelle) - Mãe de Norma Jean, é professora de dança e vive em um mundo de fantasia. Casou com Mauro depois de ficar viúva e hoje dá aulas na academia que abriu com o marido no "shopping". Age com Norma Jean mais como amiga do que como mãe.

Caio Lemgruber (Humberto Carrão) - Inconsequente, o vilão é capaz de tudo para impedir que sua namorada, Paula, termine com ele para entrar para a companhia de balé. Além de mau-caráter, é consumista compulsivo.

Adamastor Peralta (Paulo César Grande) - Pai de Valdemar Peralta, é um viúvo sem instrução que, ao saber que o filho não passou no vestibular, decide matricular-se com ele em um cursinho preparatório, como forma de incentivo. Também resolve se mudar para a casa que o filho divide com os amigos.

Filomena Fontes (Louise Cardoso) - Tia de Yasmin, vai assumir o posto de agente da sobrinha depois que o empresário da cantora sumir com seu dinheiro. Solteirona, se interessa por Adamastor e começa a rever sua decisão de não se casar.

Suzana Menezes (Esther Dias) - Bonita, a professora de música do Múltipla Escolha chama atenção dos alunos. Tia de Letícia, se torna a responsável legal pela sobrinha depois da morte da irmã.

Letícia Menezes (Maria Clara David) - Sobrinha de Suzana, é uma criança alegre. Vai morar com a tia depois da morte da mãe, já que não conhece seu pai.

Cecília dos Santos (Alice Borges) - Mãe de Diego, trabalha há anos como empregada de Olga. Mulher cheia de personalidade, educa o filho para que ele nunca se sinta inferior. Sonha em vê-lo formado em Medicina.

Diego (Bernardo Castro Alves) - Determinado, o rapaz tem vocação para música mas, para agradar à mãe, se dedica com afinco ao estudo no Múltipla Escolha. Se apaixona por Rejane, quando ela chegar à mansão de Olga.

Rodrigo Oliveira (Guga Coelho) - Professor de Sociologia do Múltipla Escolha, é jovem e impetuoso. Defensor ardoroso dos direitos do povo brasileiro.

Marcelo Rodrigues (Helder Agostini) - Tímido, é um bom aluno e tem paixão por histórias em quadrinhos. Fica completamente apaixonado por Felipa, mas não declara seus sentimentos logo de cara.

Bogumil (Peter Mark) - Estrangeiro, veio para o Brasil sozinho. Quer ganhar dinheiro para poder reunir novamente sua família, separada por problemas em seu país. Vira uma espécie de líder entre os meninos do colégio. Comente essa e outras notícias no Fórum UOL Televisão

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host