UOL Entretenimento Televisão

20/12/2008 - 01h23

"Zorra Total" recorre ao clássico de sempre para seu especial

PopTevê
Poucas histórias foram mais dissecadas, repetidas, reprisadas e adaptadas que "Um Cântico de Natal", ficção criada pelo britânico Charles Dickens. Depois de passar tantas vezes pelo cinema e pelo teatro, a trama natalina escrita em 1843 vai ganhar uma nova versão em "Zorra Total". "Está muito divertido. O programa teve essa idéia genial de montar isso para o nosso especial", valoriza Leandro Hassum.

Ele será Seu Chucrute - o equivalente ao ranzinza Ebenezer Scrooge original. Comerciante rico que despreza a data, o personagem é visitado pelos fantasmas dos Natais do passado, presente e futuro. A tríade, na versão nacional, foi substituída pelo ator Marcius Melhem, na pele do afetado Glauber. "Ele tenta amolecer o coração do Chucrute. Fico muito feliz de me despedir do programa gravando com o Leandro, que foi com quem eu comecei aqui", argumenta ele, que sai de "Zorra Total" esse ano para se dedicar a seu personagem em "Caminho das Índias", próxima novela de Glória Perez.

Chucrute inicia o passeio descobrindo que seu desprezo pelo Natal começou na infância. Na época, ele nutria uma "paixonite" pela jovem Lorquinha - interpretada por Fabiana Karla. A atriz, aliás, se mostrou empolgadíssima com o figurino de criança. "Quanto mais caracterizado, mais feliz a gente fica! É isso que dá subsídios para a gente criar", explica ela, usando vestido de renda rosa e uma calçola de bolinhas que poderão ser vistas neste sábado (21), quando o programa vai ao ar.

Independentemente das roupas, porém, ela e Leandro arrancavam gargalhadas da equipe técnica graças aos seus improvisos durante o ensaio. Maurício Shermann, diretor do programa, fazia marcações curtas e diretas para os atores e dava indicações precisas do que queria. "Minha formação é teatral. Ou seja: disciplinada e disciplinadora", enfatiza. "Isso me permitiu compreender melhor o trabalho dos intérpretes e a necessidade do ator fazer o que está determinado", defende ele que, mesmo assim, não fazia cara feia para as intervenções "criativas" e os muitos cacos que surgiam. "O comediante, em especial, precisa ficar livre. O físico dele trabalha por inteiro", explica.

Durante a gravação, um imprevisto: uma gangorra cenográfica, que deveria ser "quebrada" em cena por Fabiana e Leandro, partiu ao meio durante o ensaio, com o peso de dois figurantes leves. Mesmo às pressas, a cenografia fez um remendo poderoso. Prova disso é que, quando as câmeras entraram em ação, nem mesmo o "pesinho extra" combinado de Fabiana e Leandro conseguiu arrebentar a estrutura de novo. "Pelo amor de Deus, Leandro! Não me deixa cair!", dizia uma assustada Fabiana Karla.

Mas não é só de lembranças do passado que o especial viverá. Para mostrar os efeitos das ações de Chucrute no Natal do presente, Glauber o leva à festança promovida na mansão de Lady Kate. A ex-garota de programa vivida por Katiuscia Canoro fica arrasada ao descobrir que Chalchichão - seu melhor amigo, vivido pelo veterano Ataíde Arcoverde - não participará da ceia por pressão do patrão, ninguém menos que Seu Chucrute. "Pela primeira vez ela não dá "bafo", não faz confusão. Ela fica mesmo muito triste dele não estar ali", adianta a atriz.
Na festa, os personagens do programa vão se revezando e, ironicamente, quem fica encarregado de viver o generoso Papai Noel da festança do "Zorra Total" é Zeca Pimenteira. Conhecido pelo "olho gordo" nas conquistas alheias, ele trará um presente para Seu Chucrute.

Caracterizado com a barba branca, a roupa vermelha e os indefectíveis óculos escuros do personagem, Jovane chamava atenção para uma coincidência. "É curioso, porque as crianças gostam muito do Zeca. Acabou que vim fazer o Papai Noel, que também tem essa identificação com elas", comemora.

(Por Louise Araujo)
Comente essa e outras notícias no Fórum UOL Televisão

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host