UOL Entretenimento Televisão

09/12/2008 - 00h02

Capitu pela segunda vez, Maria Fernanda Cândido fala das diferenças entre filme e série

PopTevê
Quando "Capitu" entrar no ar nesta terça (09), Maria Fernanda Cândido não estará exatamente debutando no papel-título. Afinal, em 2003 ela viveu Ana - uma versão atualizada da personagem no longa "Dom", de Moacyr Góes. Poderia parecer repetição, mas a atriz paranaense faz questão de ressaltar as diferenças que enxerga entre o filme e o atual trabalho.

"A microssérie tem outra abordagem, é uma adaptação muito fiel ao livro. Machado de Assis está realmente presente. As falas são de diálogos que estão de fato no livro", garante.



De parecido, os papéis têm o olhar "de cigana oblíqua e dissimulada" que encantam Bento Santiago, de Michel Melamed, desde a infância. Dona de grandes olhos verdes, Maria Fernanda conta que lançou mão justamente dessa característica para construir sua personagem. "A espinha dorsal dessa personagem é o olhar. É ele que traduz a alma dessa mulher, mostra quem ela é", explica ela, que leu "Dom Casmurro" pela terceira vez antes de começar a gravar a microssérie.

O longo período de preparação e gravação, totalizando quase seis meses, foi um pouco mais intenso para a atriz. Afinal, durante todo esse tempo ela esteve grávida de Nicolas, seu segundo filho, nascido em outubro. "Tinha de ter sempre um banco por perto para descansar, nos intervalos de cena", revela, antes de fazer uma menção especial aos cuidados que a produção teve com ela nos bastidores. "Eles me ajudaram muito! Foram muito carinhosos comigo", derrete-se.

(Por Louise Araujo) Comente essa e outras notícias no Fórum UOL Televisão

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host