UOL Entretenimento Televisão

29/11/2008 - 02h41

Mariana Ximenes diz que Lara "chora pouco" e que não se arrepende de ter recusado Bebel

PopTevê
Mariana Ximenes parece ligada na tomada. Agitada, a atriz não pára um minuto, seja dentro ou fora dos sets de gravação. Além de se dedicar à sofrida Lara, de "A Favorita", ela ainda arranja tempo para encontrar os amigos, dar entrevistas e participar de campanhas publicitárias. E tudo esbanjando um bom humor invejável. "As pessoas me perguntam se arranjo tempo para dormir. Às vezes não. Mas é importante desligar também. Eu tento", conta, aos risos.

Mas é graças a tanta animação que Mariana atribui o êxito de Lara. Afinal, haja disposição para enfrentar tantos problemas quanto a moça, que se divide entre as versões de Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Cláudia Raia). "É um prazer poder passar por todas as gamas de emoção: sofrimento, tristeza, raiva, ódio, felicidade, amor, paixão...", empolga-se.



Para a atriz, declaradamente apaixonada por personagens cheios de conflitos, é mais que um prazer encarnar uma jovem tão complexa, e ao mesmo tempo tão ética quanto a Lara. "Ela ressalta o caráter, a gana de enfrentar os problemas e não fugir deles, não inventar subterfúgios para poder justificar a vida", derrete-se. Segundo Mariana, depois de tudo o que a personagem já passou desde a estréia da novela, ela é até forte demais. "Acho que ela chora pouco até", opina, aos risos.

Para Mariana, o mais traumático foi ver "cair por terra" tudo o que ela pensava a respeito de Donatela, mãe de criação por quem ela era tão fascinada. "É por isso que, nessa novela, me surpreendo o tempo inteiro", diz. Por conta de tantos fatos novos e surpreendentes na vida da jovem, Mariana admite que procura manter uma postura imparcial quando perguntada sobre o desfecho da mocinha. "Porque, se fico esperando muita coisa, posso ser surpreendida e ficar triste. Então, fico aberta para o que o autor vai escrever. Não crio muita expectativa", conta ela, referindo-se a João Emanuel Carneiro.

Acostumada a interpretar mocinhas, Mariana admite que sente vontade de viver uma vilã em novelas. Mas, por ainda se considerar nova - ela tem 27 anos -, ela prefere "dar tempo ao tempo".

"Tudo tem seu tempo certo. Na verdade, tenho vontade de fazer todo tipo de personagem. Que venha tudo: para eu raspar a cabeça, para eu chorar, para eu fazer rir...", lista, entre risos. E quando o assunto é a vilã Bebel, de "Paraíso Tropical" - papel que ela dispensou e acabou ficando a cargo de Camila Pitanga - Mariana não mostra uma pontinha sequer de arrependimento. "Renunciei o papel conscientemente. E fiquei muito feliz pela Camila, que é uma de minhas melhores amigas e fez um trabalho brilhante", elogia.

Ciente de que, apesar de hábil, ainda tem muito a aprender como atriz, Mariana sabe a importância que tem a relação com o público. Por isso, está sempre aberta aos telespectadores, que, vira-e-mexe, a abordam. "Desmistifico. Assim, tiro a distância, a vontade que as pessoas têm de pegar, de encostar", ensina a simpática atriz. Ao invés de se chatear com o assédio, ela procura transformá-lo. Afinal, segundo ela, tudo pode ser usado como material de trabalho pelo ator. "Gosto de observar o comportamento e as reações humanas. Penso que sempre podemos tornar as situações a nosso favor", expõe.

Mariana usa essa capacidade de observar não só na tevê, mas principalmente no cinema. Ela é tão apaixonada pela telona que tem nove novelas e oito filmes no currículo - quase o mesmo número. "Vou sempre encaixando um filme entre as novelas. Tenho muita energia", garante ela, como se fosse possível restar alguma dúvida disso.
Mariana estreou mês passado seu mais novo longa, "A Mulher do Meu Amigo", de Cláudio Torres. Na comédia, ela dá vida à dondoca Renata, casada com o advogado Thales, de Marcos Palmeira. "Foi uma experiência muito engraçada", conta, adiantando que já tem planos para quando a novela terminar, em janeiro. "Quero muito voltar para o teatro", confessa a incansável atriz.

(Por Carla Neves)

Comente essa e outras notícias no Fórum UOL Televisão

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host