UOL Entretenimento Televisão

20/11/2008 - 16h59

Record quer mostrar Machado de Assis "desconhecido" em "Os Óculos de Pedro Antão"

PopTevê
A Record pretende uma façanha que não é pequena: revelar um lado inusitado de Machado de Assis. E para isso, a primeira providência foi escolher um texto pouco conhecido do escritor. No caso, o conto "Os Óculos de Pedro Antão", que a emissora está transformando em um especial de 40 minutos para exibir no fim do ano. Com pinceladas de suspense e mistério, a história traz também a ironia e sutileza do escritor. "Nosso foco é trazer gêneros pouco conhecidos de Machado e, para isso, pesquisamos vários contos", explica o diretor Adolfo Rosenthal.

Jorge Rodrigues Jorge/ CZN
Luiza Tomé, Karen Marinho e Roberto Pirilo estão na produção
VEJA CENAS DE "OS ÓCULOS DE PEDRO ANTÃO"


Produzido em parceria com a Contém Conteúdo, o programa será exibido dia 29 de dezembro, às 23 h, como parte do especial "200 Anos de História", que vai homenagear tanto o centenário da morte de Machado quanto os 100 anos do nascimento de Guimarães Rosa - com a exibição na seqüência do documentário "Sertão: Veredas", baseado no clássico "Grande Sertão: Veredas".

A história, que se passa em 1880, narra a visita de dois amigos, Pedro e Mendonça, vividos por Michel Bercovitch e Bruno Mello, à casa de Antão, tio morto de Mendonça, interpretado também por Michel Bercovitch. Antão deixa a mansão como herança para o sobrinho, com a única condição que o rapaz só vá ao local dez meses após sua morte. No dia combinado, os dois vão até lá e descobrem uma série de elementos que podem explicar a misteriosa morte de Antão, bem como seu peculiar temperamento.

Elementos de magia, histórias fantasmagóricas e um toque policial, além de uma boa dose de humor, contribuem para o prometido tom hipnótico do especial. "É da natureza do Pedro gostar de mistérios e imaginar coisas a partir dos objetos da casa. O Mendonça funciona como o espectador-leitor, recurso típico de Machado", adianta Michel. "A conclusão a que se chega é que não devemos acreditar em nada à primeira vista", completa Bruno Mello.

Um caso de amor impossível também não poderia faltar. Este papel cabe a Cecília, jovem sonhadora vivida por Karen Marinho, por quem Antão se apaixona. Apesar do sentimento ser correspondido, há um grande empecilho para o casal: os pais da moça, Barão de Albuquerque (Roberto Pirillo) e Dona Camila (Luiza Tomé). Eles sonham com um casamento nobre para a filha, requisito que Antão não preenche. "Este é meu ano machadiano. Acabei de prestar vestibular e, por conta disso, li muitos livros dele. Estou com medo e muita vontade de que tudo saia perfeito", empolga-se Karen.

Mas a celebração à obra de Machado de Assis não pára por aí. A Record já estuda, também em parceria com a produtora Contém Conteúdo, criar uma série com vários contos, em cerca de cinco ou seis episódios. Depois, a idéia é reunir tudo em um longa-metragem. Já estão sendo estudados contos como "Uns Braços", "Umas Férias", "A Causa Secreta", "Um Esqueleto" e "Idéias de Canário". "Queremos começar essas produções já no início de 2009", adianta Aguinaldo de Fiori Filho, produtor executivo. "Espero que seja o pontapé inicial para resgatar outros grandes escritores brasileiros", acredita Roberto Pirillo.

Com um custo total de R$ 600 mil, a produção está sendo filmada em HD em dois casarões do Rio de Janeiro. Uma mansão de 1870, no Alto da Boa Vista, Zona Norte da cidade, serve como cenário para a casa de Antão. Um castelinho em Santa Teresa, na Zona Sul, é a residência de Cecília, onde ela se encontra às escondidas com o amado. "A Record está cada vez mais comprometida com a teledramaturgia. E vamos nos posicionar cada vez mais com produtos dessa natureza, de qualidade. Não buscamos exclusivamente a audiência", pontua Ricardo Frota, gerente nacional de comunicação da emissora.



  • Quem é quem em "Os Óculos de Pedro Antão"

    Pedro (Michel Bercovitch) - É o "investigador" da história sobre a morte do Tio Antão. É convidado por seu amigo Mendonça a conhecer a casa que ele herdou do tio e elabora as suposições a partir dos "indícios" encontrados na casa.

    Mendonça (Bruno Mello)- Sobrinho de Antão. Recebe a casa de herança após dez meses da morte do tio, segundo exigência do próprio. Convida seu amigo Pedro para conhecer com ele a casa que herdou.

    Antão (Michel Bercovitch) - Tio de Mendonça. Morreu e deixou sua casa como herança ao sobrinho. Vivia recluso, sozinho em casa com seu criado. Se apaixona por Cecília, segundo a tese de Pedro.

    Cecília (Karen Marinho) - É vizinha de Antão e seu amor proibido. Filha de nobres e muito mais jovem do que ele, ela irá lutar por seu amor, contra a vontade do pai, o Barão de Albuquerque.

    Barão de Albuquerque (Roberto Pirillo) - Pai de Cecília. Severo, mantém a filha reclusa porque quer que ela se case com um nobre.

    Dona Camila (Luiza Tomé) - Mãe de Cecília. Sente-se culpada por não ter dado um filho varão ao seu marido e por isso vigia a filha para que ela se case virgem com um homem de sangue azul.

    Tia Mônica (Ana Cristina) - Ama e confidente de Cecília.

    O Criado (César Mayko) - Mora com Antão, mas acaba assassinado por ele, por ser testemunha de seu romance com Cecília. Volta dos mortos e ajuda Antão a fugir da ira do Barão, mas acaba sendo responsável pela morte de Antão, segundo as teorias de Pedro.

    (Por Fabíola Tavernard)
    Comente essa e outras notícias no Fórum UOL Televisão
  • Compartilhe:

      Hospedagem: UOL Host