UOL Entretenimento Televisão

18/04/2008 - 18h39

Com publicitário sarcástico, "Mad Men" recria clima politicamente incorreto do início dos anos 60

GUSTAVO PEREIRA
Colaboração para o UOL

Divulgação

Elenco da série Mad Men, ambientada em uma agência de publicidade na NY dos anos 60

Elenco da série Mad Men, ambientada em uma agência de publicidade na NY dos anos 60

Mais
NY é dos homens em nova série "Mad Men", estréia da HBO
Secretária é "reserva moral" do programa
Machismo, cigarros, bebidas, adultérios, homofobia, racismo e anti-semitismo. Isso é o que os espectadores vêem logo nos primeiros minutos de "Mad Men", que estréia neste sábado (19), às 20h, na HBO.

A série ganhou o Globo de Ouro na categoria dramática, e Jon Hamm, que interpreta o protagonista Don Draper, também levou a estatueta de melhor ator.

A trama, que se desenrola no início dos anos 60, gira em torno dos publicitários da agência Sterling Cooper, sediada em Nova York. Além de fecharem negócios na base do papo, o grupo passa seus dias fumando e bebendo, sempre de olho em suas secretárias.

A mais nova delas, Peggy Olson (Elisabeth Moss), percebe como será difícil lidar com os "mad men" --termo utilizado pelos publicitários de Nova York da época para fazer referência aos colegas. Logo ela é instruída pelas outras secretárias a se relacionar com os executivos e vai ao ginecologista --que fuma durante todo o exame-- para conseguir uma receita de pílulas anticoncepcionais.

Peggy é a nova secretária de Don, o diretor de criação da agência, mas é Pete (Vincent Kartheiser) quem dá em cima da jovem. Sorte dela que Don está lá para defendê-la. Don Draper lembra o Dr. House, da série "House", interpretado por Hugh Laurie. Ambos salvam o dia, mas são sarcásticos, mal-humorados e grossos. O tipo de herói que adoramos odiar. Don é admirado pelos colegas pelo seu jeito com as mulheres e a capacidade de fechar os maiores negócios da agência, mas guarda um segredo, revelado apenas no fim do primeiro episódio.

A série funciona bem, porque consegue manter a tensão das histórias, com o machismo dos personagens, mas sem perder o charme da época. Os bares carregados de fumaça de cigarros, os arranha-céus e o crescimento econômico dos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial ajudam a construir o cenário perfeito para "Mad Men". Comente essa e outras notícias no Fórum UOL Televisão

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host