UOL Entretenimento Televisão

12/06/2007 - 21h09

Álvaro Garnero usa agenda da família e viabiliza "mochilão de luxo" na Record

MARINA CAMPOS MELLO
Da Redação

Divulgação

Álvaro Garnero em viagem à China para gravação do programa 50 por 1

Álvaro Garnero em viagem à China para gravação do programa 50 por 1

Chega de roubadas e do turismo a preços módicos dos mochileiros que carregam uma edição do guia "Lonely Planet" na bagagem. A Record estréia no próximo dia 23 o "50 por 1", um programa de viagens comandado pelo milionário e playboy Álvaro Garnero.

Inspirado em um programa britânico da BBC que indica as 50 coisas que devem ser feitas antes de morrer, suas imagens remeterão a cenários luxuosos de publicidade, distantes do estresse por que passa a maioria dos turistas. Desconforto passa longe do apresentador: seu maior perrengue foi um passeio de balão na Capadócia, na Turquia, em que sentiu muito frio no pé.

Lugares exóticos como a China, culturas desconhecidas dos brasileiros, como a de Dubai, ou mesmo destinos tradicionais --a França, por exemplo-- ganham a leitura pessoal do apresentador empresário. Leitura, diga-se, bem pessoal: aos 38 anos, Garnero tem viajado pelo mundo para relatar suas "50 experiências essenciais" a convite de amigos da família e de contatos de negócios.

Conhecidos pelo mundo

"Tínhamos ido gravar o programa em Nova York. Quando falamos do projeto a um amigo nosso chinês, sócio em alguns negócios, na hora, ele convidou toda a equipe, para ir a Pequim em seu jatinho. Não pensamos duas vezes", conta. Quem também convidou Garnero para visitar seu país foi o xeque do Bahrein, seu amigo pessoal.

Os cicerones orientam Garnero sobre a cultura local e lhe dão acesso a locais nem sempre permitido a maioria dos mortais, como àreas restritas da muralha da China. A próxima parada de Garnero é a Síria, onde também será recebido por conhecidos.

A extensa rede de relacionamentos de Garnero tem origem em sua família. Seu pai, Mário Garnero, é proprietário do banco de investimentos Brasilinvest. Sua mãe, Ana Maria Monteiro de Carvalho, é neta de industriais do grupo Monteiro Aranha, companhia fundada no final do século 19, que ajudou a instalar a Volkswagen no Brasil.

Mas Garnero, que foi parar na mídia quando sua namorada, a modelo Caroline Bittencourt, foi expulsa da festa de casamento de Daniella Cicarelli e Ronaldo, também tem seus méritos e ajudou a incrementar a lista de contatos poderosos da família --ele é amigo da princesa Stéphanie de Mônaco e de George Bush pai, só para citar alguns (leia mais sobre a vida do milionário).

Josó Amâncio, diretor de "50 por 1" e também de "O Aprendiz", admite que dificilmente uma programa caro como esse se tornaria viável sem um sobrenome que abre portas como o de Garnero.

Não é brinquedo

Divulgação

Divulgação

Álvaro Garnero grava o programa em Istambul, na Turquia

Mas, apesar de parecer, o programa não é só uma brincadeira de menino rico. A Record festeja o sucesso comercial da empreitada, que já tem todas as quotas de patrocínio, no valor bruto de R$ 1,3 milhão cada, vendidas, inclusive para marcas de luxo, como a Audi.

O vice-presidente do canal diz ainda que está tendo "problemas" para encaixar anunciantes avulsos, fato que considera um grande feito para um programa que vai ao ar à meia-noite do sábado. "A duração do programa ainda não está definida. A princípio, seriam 30 minutos com um bloco comercial. Mas já estamos pensando em exibi-lo com 45 minutos para abrir mais um bloco", conta.

O formato do programa também abre espaço para o merchandising nos mesmos moldes dos que existem nas recompensas das tarefas de "O Aprendiz". A TAP, companhia aérea portuguesa, levará a equipe para a viagem à península ibérica.

E até as chamadas do programa serão patrocinadas. Durante a programação da Record, em cada destino, serão inseridas chamadas em que Garnero dá dicas de bares e restaurante relacionados a cerveja --uma marca da bebida será a patrocinadora.

De quebra, sua namorada, que apresentava com Garnero o programa "Top Reporter", da RedeTV, acabou ganhando um espaço na grade do canal. Garnero conta que a modelo o acompanha em todas as viagens e aproveita para gravar programetes que serão inseridos em pílulas na programação da Record. "Serão inserções de sete a dez minutos que começarão ao ir ao ar provavelmente em julho, após a estréia do meu programa, mas não terá nada a ver com turismo", revela



50 POR 1
Onde: Record
Quando: aos sábados, a partir do dia 23/06
Horário: meia-noite Comente essa e outras notícias no Fórum UOL Televisão

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host