UOL Entretenimento Televisão

22/05/2007 - 19h15

Beth Goulart rouba a cena em "Paraíso Tropical" como a dondoca Neli; leia entrevista com a atriz

Do PopTevê

Luiza Dantas/CZN

Beth Goulart, que acha sua personagem Neli, de Paraíso Tropical, uma inconseqüente

Beth Goulart, que acha sua personagem Neli, de Paraíso Tropical, uma inconseqüente

Beth Goulart é uma mulher eloqüente. A atriz de 46 anos, que interpreta a alpinista social Neli de "Paraíso Tropical", fala com simpatia e desenvoltura sobre o atual papel, um dos destaques da novela. "Coitada, ela sofre!", diverte-se.

Mas para uma carreira iniciada há 32 anos, há muito mais a ser dito: a influência dos pais --os atores Nicete Bruno e Paulo Goulart--, os pontos negativos da profissão, a importância do teatro e a possibilidade de crescimento como ser humano que cada personagem lhe traz. "É quase um trabalho de análise. Você tem de entender o personagem, suas ações e reações. E buscar em si próprio seus pontos de ligação com ele", ensina.

Entender a psicologia de Neli, aliás, não foi tarefa das mais fáceis. Isso porque, para Beth, apesar de ter atos duvidosos para conseguir o que quer, ela não chega a ser uma vilã. A personagem é uma dondoca que não consegue conviver com a realidade. Controla e reclama de tudo, do marido às filhas.

Nas pobres garotas, Camila (Patrícia Werneck) e Joana (Fernanda Machado), ela deposita suas esperanças de uma vida melhor. "Ela não faz por mal. É uma mulher inconseqüente que carrega um vazio existencial enorme", explica.

Para participar de seu terceiro trabalho de Gilberto Braga --as outras foram "Louco Amor" e a minissérie "O Primo Basílio"--, Beth suspendeu a temporada carioca da peça "Quartett", de Victor Garcia Peralta, baseada na obra do alemão Heiner Müller. A atriz prefere dedicar-se a uma coisa de cada vez, mas já pensa na volta aos palcos assim que a trama terminar. "Um bom ator deve ter observação e dedicação, por isso dei uma pausa no teatro. Mas é ele o meu berço, e também meu templo", diz.

Está prevista alguma reviravolta na vida de Neli?
Beth Goulart - Ela vai se separar do Heitor (Daniel Dantas). E é quando perde a estrutura familiar, que ela repensa sua vida. Acho importante o público acompanhar a trajetória dos personagens para, assim, reavaliar a sua. Novela é um espelho da vida.

Apesar da experiência, você já sentiu dificuldade de compor algum personagem?
BG - Já. A Elvira de "A Lua Me Disse". Ela praticava o mal gratuitamente, e eu não conseguia entender o porquê, já que não tinha aquilo em mim. Na época, minha terapeuta disse que minha dificuldade estava em encarar minha própria maldade. Aí percebi que todos têm um monstrinho dentro de si, difícil é reconhecer isso. Às vezes somos maus, egoístas, invejosos. Não podemos negar isso, porque é humano. Sou muito grata a essa personagem, que me ajudou a encontrar e encarar o meu lado difícil.

Seus pais te influenciaram a seguir a carreira de atriz?
BG - Foi vocação mesmo. Sempre digo que as crianças tendem a brincar com o que elas gostariam de ser quando crescerem, e foi o meu caso. Eu fazia de tudo na área teatral: dirigia, interpretava, produzia, criava cenários... Reunia os amigos, montava um espetáculo, convidava os pais e ainda cobrava ingresso! É claro que minha vocação foi potencializada pelo fácil acesso que tive a esse universo, graças aos meus pais. Tudo sobre teatro sempre esteve muito acessível para mim.

O ego, normalmente, caminha lado a lado com a profissão de atriz. Como lida com ele?
BG - O ego é a pior coisa da profissão, ele cria uma máscara. Ele até exerce uma função importante na vida da gente, já que temos de usá-lo, às vezes, como defesa. Mas exacerbá-lo é ruim. E o pior é que você não lida só com o seu, mas também com o dos outros, numa verdadeira fogueira das vaidades. É importante ter equilíbrio para não deixar que ele te dê uma rasteira. O grande obstáculo para o ator é ele mesmo, é a auto-imagem, que você tem de afastar para que o personagem possa existir.

(por Fabíola Tavernard)
Comente essa e outras notícias no Fórum UOL Televisão

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host