UOL Entretenimento Televisão

11/05/2007 - 17h50

Nova novela das seis, "Eterna Magia" explora a feitiçaria

do PopTevê

Divulgação Globo

Eva (Malu Mader) e Conrado (Thiago Lacerda) vivem par romântico em Eterna Magia
Cada vez mais, a Globo dedica o horário das seis a novelas de época. Especialmente, às que tratam do "sobrenatural". Foi assim em 2005, com "Alma Gêmea", que defendia a vida após a morte. Em "O Profeta", o personagem-título tinha o dom de prever o futuro. A partir desta segunda (14), "Eterna Magia" dá seqüência ao tal misticismo abordando a Wicca, religião das bruxas.

A história é a primeira assinada por Elizabeth Jhin, com supervisão Silvio de Abreu. Empolgado com a trama - que ele acredita ter conseguido reunir um elenco digno de novelas das oito -, o diretor de núcleo Carlos Manga supervaloriza a produção, que teve suas primeiras cenas gravadas em Dublin, na Irlanda. "É uma novela difícil de escrever e mais ainda de realizar. De editar, então... É complicado cortar um olhar da Irene (Ravache) ou uma virada da Malu (Mader)", brinca, bem-humorado.

Ambientada nas décadas de 30 e 40, a história se passa na fictícia Serranias, em Minas Gerais. Fundada por irlandeses, ela é conhecida como "a cidade das bruxas". O "título", um tanto curioso, alimenta o turismo e o negócio de alguns. E a vergonha de outros. "Cada um interpreta a magia de uma forma. Uns a usam para o bem. Outros, para o mal", explica a autora.

A trama se movimenta em torno de duas irmãs: Eva e Nina, vividas por Malu Mader e Maria Flor, respectivamente. A primeira é uma pianista famosa internacionalmente que, depois de passar dez anos na Irlanda, decide retornar à sua cidade-natal, que ela considera berço de pessoas medíocres e supersticiosas. "Aprender a tocar piano foi o principal atrativo da Eva para mim", explica Malu, que recusou um papel em "Paraíso Tropical" para atuar na novela.

A volta de sua personagem mexe com a vida de todos, principalmente com a de Nina. Ao contrário de Eva, ela é simples e nasceu com o dom para a magia, mas procura não exercê-lo. A boazinha da história só não vai conseguir dominar os tais dotes quando perder o noivo, Conrado (Thiago Lacerda) para a irmã. "Sempre gostei de coisas místicas. E como as feiticeiras mexem com ervas, li alguns livros para conhecer os rituais", conta Maria Flor.

Ao conhecer o noivo da irmã, a pianista não pensa duas vezes e lança seu charme para cima dele. Para ajudá-la a conquistar Conrado de vez e tirar Nina de seu caminho, Eva conta com o apoio de uma grande e perigosa aliada: Zilda, bruxa "do mal" interpretada por Cássia Kiss. A experiente atriz diz que não realizou grandes preparações para a personagem. "Acordo no meio da noite para estudar os textos. Isso basta", conta.

Mesmo sofrendo por Conrado, Nina vai ser para lá de disputada na história. Lucas (Cauã Reymond) é loucamente apaixonado pela moça, mas não tem coragem de se declarar. "Ele tem uma dignidade que não se vê mais hoje em dia", defende o ator. Na segunda fase da trama, chega à cidade o historiador Flávio Falcão (Thiago Rodrigues). Completamente cético, ele quer provar em sua tese de doutorado que as bruxas não existem. "Imagina só, logo em uma cidade dominada por elas...", diverte-se.

Paisagens irlandesas prometem conferir beleza à trama já nos primeiros capítulos. A participação especial do escritor Paulo Coelho como o grande Dagda Celta narrando os acontecimentos também foi pensada para imprimir o tom ritualístico desde o início. O humor, a princípio, parece ter pouco espaço.

Segundo a autora, o ingrediente básico do folhetim é o amor, em suas diferentes formas. Já a mescla de mocinhos, vilões, e personagens humanos, sem a cansativa visão maniqueísta, é outro atrativo para que "Eterna Magia" consiga superar ou ao menos manter os 32 pontos de audiência conquistados por "O Profeta".

(Fabíola Tavernard) Comente essa e outras notícias no Fórum UOL Televisão

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host