UOL Entretenimento Televisão
 
01/11/2006 - 21h44

Samara Filippo radicaliza no visual para viver a moderna Wanda em "O Profeta"; leia entrevista

PopTevê
  • O visual de Wanda destoa dos das demais garotas dos anos 50

    O visual de Wanda destoa dos das demais garotas dos anos 50

Samara Felippo confessa que adora mudar de acordo com o perfil de suas personagens. Em "América", por exemplo, ela virou uma loura fatal por conta da fogosa Detinha. Já para interpretar Maria Estela Kubitschek na minissérie "JK", voltou ao estilo "clássico romântico" e apareceu com um corte chanel - reto na altura do queixo - no tom castanho claro.

Agora, em função da rebelde Wanda de "O Profeta", a atriz radicalizou. Para destoar do resto das mocinhas do elenco, Samara cortou os cabelos no melhor estilo joãzinho. Um look bastante incomum para a época, os anos 50. "Acho a mudança fundamental para um ator. Adoro dormir loura e acordar morena. Se tiver de raspar eu raspo. Acho que essa diferença ajuda a 'matar' os papéis anteriores", pondera.

Para a atriz, o novo corte foi parte essencial de sua caracterização. E garantiu que ela incorporasse de vez a personagem. "Esse visual mostra que ela tem personalidade", aponta. Além disso, Samara adotou uma postura menos "sexy", diferente da feminilidade exagerada do período. "Ela é moderna, é segura, forte, sabe o que quer", descreve.

Por decidida, entenda-se geniosa. Afinal, Wanda promete ser a grande chata da novela. A começar pela intromissão no romance do pai, o comerciante Alceu, vivido por Nuno Leal Maia, com a jovem e perua Miriam, personagem de Juliana Baroni. "O foco vai ser essa pequena diferença de idade e estilo entre as duas", adianta Samara que, fora das telas, mantém uma ótima amizade com Juliana. "A química entre nós é muito boa, afinal somos da mesma geração, temos objetivos parecidos", compara.

Mas as peripécias de Wanda não param por aí. A vida da normalista fica mais agitada quando ela se descobre apaixonada por Tony, um rebelde sem causa intepretado por Daniel Ávila, que vive um amor "à la" Romeu e Julieta com Baby, papel de Juliana Didone.

Tudo seria mais fácil caso Baby não fosse a melhor amiga de Wanda, o que promete apimentar este triângulo amoroso. "Não é proposital. Ela pensa que, se a madrasta substituiu a mãe, por que ela não pode substituir a namorada do outro?", defende a atriz, que fora das telas vive um casamento tranqüilo com o também ator Sidney Sampaio, o Vinícius de "Páginas da Vida".

Apesar de "entender" os motivos de Wanda, Samara sabe que a personagem tem tudo para se tornar uma das grandes vilãs da trama. Inclusive, torce por isso. "O caráter dela é duvidoso. Se ela for mesmo do mal, vou adorar", diverte-se a atriz que, entre tantas mocinhas, não tem nenhuma vilã de verdade no currículo. "No início de 'Malhação', a Érika era má. Mas como é de praxe, ela ficou boazinha no final", lamenta Samara, que participou do programa na temporada de 1999.

Aliás, a carreira da atriz é bem diversificada na televisão. Aos 26 anos, ela já figurou no elenco de nove novelas e duas minisséries da Globo e fez participações em inúmeros programas da emissora como "Sítio do Picapau Amarelo" e, recentemente, "Minha Nada Mole Vida". Em meio a tanta variedade, a artista se diz uma fã das tramas de época. "É muito legal interpretar personagens de épocas que a gente não viveu. Fico sempre imaginando como viviam as pessoas daquele tempo", contemporiza.

Fora da televisão, Samara pode ser vista na peça "A Frente Fria que A Chuva Traz", de Mário Bortolotto. Dirigido por Caco Ciocler, o espetáculo conta a história de um grupo de "playboys" que aluga uma laje no morro para "brincar de ser povão". Por isso, as apresentações são no morro do Vidigal, na Zona Sul carioca e contam com a participação do grupo "Nós do Morro". "Muitas crianças carentes têm vontade de buscar a arte para melhorar de vida. E apoio qualquer um que tenha essa intenção", garante.

(Natalia Castro)
Mais
Confira como será a novela "O Profeta"
Hospedagem: UOL Host