UOL Entretenimento Televisão
 
05/10/2006 - 19h56

Chef infernal "tortura" cozinheiros novatos em novo reality

Da Redação
  • O chef escocês Gordon Ramsay comanda o reality <i>Hell's Kitchen</i>

    O chef escocês Gordon Ramsay comanda o reality Hell's Kitchen

O programa que estréia nesta quinta no GNT traz uma nova faceta dos chefs de cozinha, figuras que, nos últimos anos, se tornaram extremamente populares na TV. Sem a simpatia de Jamie Oliver ou o charme de Nigella, o temido e explosivo chef Gordon Ramsay comanda o reality culinário "Hell's Kitchen".

No programa, 12 aspirantes a chef sofrem na cozinha infernal do renomado chef escocês para, ao final de 3 meses, apenas um ser escolhido o melhor.

No primeiro episódio, os competidores são apresentados à equipe de Ramsay pelo maitre Jean Phillipe e, logo de cara, têm apenas 45 minutos para criar um prato que será avaliado pelo chef. Já na primeira prova, Gordon Ramsay cospe o penne preparado por um dos participantes.

Sem nenhuma cerimõnia - nem piedade - ele experimenta as demais criações e faz seus comentários, na maioria das vezes, bastante desagradáveis.

Mas vale a pena se submeter a tamanha tortura? Parece que sim. Gordom Ramsay é dos mais conhecidos chefs do mundo, com mais de dez restaurantes com a sua grife. Para se ter uma idéia de seu sucesso, para jantar no restaurante "Gordom Ramsay at Claridge's", em Londres, é necessário fazer reserva com 14 semanas de antecedência e desembolsar pelo menos US$ 1 mil, excluindo a bebida.O chef ainda ostenta inúmeras estrelas no celebrado guia francês Michellin.

Mas não são apenas suas qualidades culinárias que o tornaram famoso. Ramsay é um mestre da mídia e do marketing. Sem dar qualquer explicação, já recusou reservar de celebridades como Madonna. Em outra situação, expulsou de seu restaurante um crítico de gastronomia do "The Sunday Times", que almoçava com a atriz Joan Collins.

O chef também explora sua personalidade marcante em outros shows de TV, que não têm previsão de estréia no Brasil. No reality "Ramsay's Kitchen Nightmares", Ramsay visita restaurantes prestes a fechar as portas e indica caminhos para evitar a ruína dos estabelecimentos. Já "The F Word" tem formato mais tradicional, em que o apresentador ensina novíssimas receitas e recebe celebridades e convidados especiais para compartilhar um novo prato.

HELL'S KITCHEN
Onde: GNT
Quando:: às quintas, a partir de 05/10
Horário: 22h30
Reprises: na madrugada da exibição inédita às 4h, e no dia seguinta às 10h

Hospedagem: UOL Host