UOL Entretenimento Televisão
 
14/09/2006 - 20h40

SKY lança canais, mas não chega a acordo com Grupo Bandeirantes

MARINA CAMPOS MELLO
Da Redação
Nesta quinta-feira, pela primeira vez após a fusão com a DIRECTV, a SKY anunciou o lançamento de oito canais e novos pacotes (leia mais). Ficaram de fora do line-up, contudo, os canais BandSports e BandNews, do Grupo Bandeirantes, transmitidos pela DIRECTV.

Quando da tramitação do processo de fusão no Cade, o Grupo Bandeirantes se opôs à operação, alegando que seria criado monopólio na TV paga transmitida via DTH (satélite "direct to home"), o que prejudicaria os produtores de conteúdo nacional (leia mais).

De acordo com Luiz Eduardo Baptista, presidente da SKY, a operadora e o Grupo Bandeirantes não haviam conseguido, até o momento do lançamento dos novos canais, chegar a um acordo quanto à distribuição do BandNews e do BandSports. "A SKY já havia se antecipado ao Cade e em novembro de 2005, antes de qualquer determinação do Conselho, fez uma proposta ao Grupo, que não foi aceita. Acho que eles acreditavam que, por benesse oficial, por serem brasileiros, conseguiriam algo melhor", diz.

Baptista disse ainda que, após a aprovação pelo Cade, a SKY renovou a proposta nos termos determinados pela decisão, mas, até ontem (quarta, 13/9) não tinham obtido reposta. "Não há nada contra a Band, mas também não iremos privilegiar ninguém pelo simples fato de eles produzirem conteúdo nacional. Nós privilegiamos a qualidade. Está sendo uma negociação como qualquer outra", completa.

Procurada pela reportagem, a Band, por meio de sua assessoria de imprensa, respondeu às declarações de Luiz Eduardo Baptista com a seguinte nota: "Temos acompanhado com certo cansaço o esforço desse Mr. Bap para apresentar-se como porta-voz e representante do Grupo News Corp. Esse esforço tem sido comovente, mas inútil. As negociações entre a Band e a Sky se fazem com a NET Brasil. Uma significativa documentação atualizada, em nosso poder, demonstra o curso e os prazos dessas nossas negociações."
MAIS
Empresa criada após fusão da Sky com a DirecTV deve ganhar nome em outubro
Hospedagem: UOL Host