UOL Entretenimento Televisão

30/08/2006 - 15h01

Segunda fase de "Cidadão Brasileiro" terá novos atores e mais tramas paralelas

MARINA CAMPOS MELLO
Da Redação

Divulgação Record

Fernanda Nobre será uma hippie na nova fase da novela

Fernanda Nobre será uma hippie na nova fase da novela

'Leia também','Gabriel Braga Nunes encerra a primeira fase da novela sobrecarregado|http://televisao.uol.com.br/ultnot/2006/08/15/ult698u11063.jhtm','Record voa para fazer novela quase ao vivo|https://acesso.uol.com.br/login.html?dest=CONTENT&url=http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1208200604.htm&COD_PRODUTO=7 target=_blank' Começa hoje a segunda fase da novela "Cidadão Brasileiro". A história salta 10 anos, deixando para trás o ano de 1958 e chegando a 1968. Esta fase, que se inicia no momento do recrudescimento da ditadura militar, durará até o ano de 1980. A novela ainda terá uma terceira fase, que se inicia na década de 90 e vem até os dias de hoje.

A novela de Lauro César Muniz continuará centralizada nos personagens de Gabriel Braga Nunes, que interpreta o "cidadão brasileiro" Antônio Maciel, e de Paloma Duarte, intérprete de Luíza, mas as tramas paralelas tendem a ganhar força. A idéia é evitar a sobrecarga dos atores principais, como a que ocorreu na primeira fase, o que fez com que a novela tivesse poucos capítulos de frente.

O autor pretende abordar fatos históricos que marcaram o período, como a instituição do AI-5, em 1969, e os movimentos de resistência de guerrilha urbana. A Guerrilha do Araguaia --um dos episódios da história do Brasil até hoje não totalmente esclarecidos-- também servirá de pano de fundo para uma das novas tramas da novela: Eleni, personagem de Maytê Piragibe, adere ao movimento, se torna uma combatente e acaba desaparecendo.

Além das histórias paralelas, na segunda fase, novos atores se juntam ao elenco original. Fernanda Nobre, que participou da novela "Prova de Amor", entra na história para interpretar uma hippie que vive em uma comunidade alternativa. Ela, é claro, não deixará de se envolver com Antônio. Outra personagem que entrará no rol das conquistas do protagonista é Manuela, que será interpretada por Françoise Forton, que estréia na Record.

Outros atores que estréiam em "Cidadão Brasileiro" são Carlos Miele e Petrônio Gontijo. Eles serão pai e filho. Miele fará o papel de Otávio, um milionário, viúvo e bon-vivant, que ama profundamente Manuela. Mas o personagem terá vida curta, pois morrerá em circusntâncias misteriosas, que poderão comprometer Antônio.

Para marcar a passagem do tempo, os principais personagens sofrerão transformações no visual, com sutis mudanças no cabelo e no figurino. Mas, apesar de Antônio já estar atingindo a casa dos 40 anos, é bom não esperar por rugas. O recurso da maquiagem para envelhecer a pele dos atores só será utilizado mais para frente, quando a história chegar à década de 80, antes de pular para a terceira fase.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host