UOL Entretenimento Televisão
 
16/08/2006 - 21h00

Programa de Regina Casé ultrapassa as fronteiras brasileiras

Da Redação
  • Regina Casé com um baobá em Moçambique

    Regina Casé com um baobá em Moçambique

Um programa de TV que explora a flora, com explicações sobre as espécies vegetais, época de floração, características físicas... Pode parecer uma cansativa aula de biologia? Sim. Mas não é o que acontece com "Um pé de quê?", pois a "professora" é Regina Case, que consegue transformar assuntos áridos ou ignorados pela mídia tradicional em grandes sucessos populares.

"Um pé de quê?", que estréia hoje sua sexta temporada, só não é um grande sucesso de público --como foi o "Programa Legal", e hoje é o "Central da Periferia", também criados por ela--, pois sua exibição é restrita ao Canal Futura, o canal educativo da Fundação Roberto Marinho, não tão conhecido pelo grande público como a Rede Globo.

Desde a estréia do programa, Regina Casé sai às ruas e visita parques, matas e florestas das mais variadas regiões do país, para revelar curiosidades das plantas que compõe a paisagem e a flora do Brasil. Mas, nesta temporada, o programa ultrapassa as nossas fronteiras, em busca de plantas nativas de outras regiões.

Algumas das plantas exploradas em "Um pé de quê?" são familiares dos brasileiros, como o café e a jabuticaba. Outras, conhecemos apenas dos livros, como o baobá, árvore sagrada na África, que se tornou "famosa" por causa de "O Pequeno Príncipe", de Antoine Saint-Exupéry,

Para produzir a última temporada da série, a equipe passou quinze dias em Moçambique. O roteiro de gravações também inclui uma conversa com o escritor Mia Couto, sobre a ligação das árvores com a cultura local. Cenas do arquivo pessoal de Regina Casé e de seu marido Estevão Ciavatta, produtor do programa, serão exibidas no episódio de estréia, sobre o abacate, cuja árvore é nativa do México.

Este episódio mostra como os mexicanos veneram a fruta, que para eles é símbolo da masculinidade e do vigor -em latim "abacate" quer dizer "testículo". Regina Casé também entrevista uma especialista em gastronomia, que ensina os segredos do Guacamole.

No segundo episódio, Regina Casé volta ao Brasil e nos "apresenta", de uma fazenda no interior de São Paulo, a jabuticaba. Ainda fazem parte do cardápio brasileiro da temporada a romã, o tamarindo, o barbatimão e o mangue negro.

Programas sobre o pau preto, o canho e o baobá, gravados na África, completam a lista das plantas que terão suas curiosidades reveladas em "Um pé de quê?".

UM PÉ DE QUÊ? - 6ª temporada

Onde: Canal Futura
Quando: às quartas-feiras, a partir de16/08, às 22h
Horários Alternativos: sábado, às 16h30, domingo, às 19h e segunda, às 16h
Hospedagem: UOL Host