UOL Entretenimento Televisão

17/06/2006 - 10h56

Humorista Bussunda morre aos 43 anos de infarto na Alemanha

da Redação

Zé Paulo Cardeal/TV Globo

O humorista Bussunda (17/01/2003)

O humorista Bussunda (17/01/2003)

'Leia também','Corpo do comediante segue para velório no Rio|http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u61504.shtml target=_blank','"Casseta & Planeta" terá programa de homenagem a Bussunda|http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u61500.shtml target=_blank','Morte de Bussunda é um "tsunami", diz turma do "Casseta"|http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u61496.shtml target=_blank','Para Lula, Bussunda era "símbolo da irreverência brasileira"|http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u61495.shtml target=_blank','Antarctica tira Bussunda do ar e fará campanha de homenagem|http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u61493.shtml target=_blank','"Cassetas" tinham lançamento de filme marcado para segundo semestre|http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u61491.shtml target=_blank','Globo lamenta morte do humorista Bussunda em nota oficial|http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u61488.shtml target=_blank','Bussunda começou carreira no jornal "A Casseta Popular"|http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u61487.shtml target=_blank','CBF divulga nota oficial pela morte de humorista Bussunda|http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u103762.shtml target=_blank' O humorista Cláudio Bessernan Vianna, o Bussunda, 43, morreu neste sábado (17) vítima de um infarto em Parsdorf (cidade próxima de Munique), na Alemanha, informou a Rede Globo.

O comediante, do programa "Casseta e Planeta", participou de uma partida de futebol entre amigos na sexta-feira e disse após o jogo que estava passando mal. Ele reclamou que não dormiu bem e, durante um atendimento médico neste sábado, teve o infarto.

Bussunda viajou para a Alemanha com outros três integrantes do "Casseta e Planeta", Hélio de la Peña, Beto Silva e Cláudio Manoel, para fazer reportagens sobre a Copa do Mundo. Os humoristas retornam ao Brasil ainda neste sábado.

Nascido no Rio de Janeiro, em 25 de junho de 1962, Cláudio Vieira iniciou a carreira trabalhando como redator do jornal humorístico "Casseta Popular", um grande sucesso no começo dos anos 80, que "combinava humor escrachado e crítica política e de comportamento", segundo o jornal "O Globo".

Torcedor do Flamengo, Bussunda iniciou suas participações na TV em 1988, ao ser contratado como redator do programa "TV Pirata", que era exibido na TV Globo. No ano seguinte, o show "Eu vou tirar você desse lugar" daria início à parceria com o "Planeta Diário", surgindo então o "Casseta & Planeta".

Além do trabalho na TV, o humorista também colaborou com várias revistas esportivas, entre elas "Lance!" e "Placar".

O nome Bussunda era uma mistura de Besserman e Sujismundo, como o humorista era chamado pelos amigos durante a adolescência. Ele era casado e deixa uma filha.

CBF lamenta morte

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou uma nota lamentando a morte de Bussunda. "O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, os jogadores e integrantes da comissão técnica da seleção brasileira manifestam profundo pesar pelo falecimento do humorista Bussunda", informou a confederação em comunicado.

"O jogador Ronaldo, a quem Bussunda imitava à perfeição no programa Casseta e Planeta, manifesta em especial o seu sentimento de tristeza pela morte de uma pessoa de quem tinha se tornado admirador", acrescentou a nota.

O translado do corpo para o Brasil deverá ser feito ainda neste sábado e os outros integrantes do "Casseta e Planeta" também retornarão da Alemanha. Segundo a Globo, será feito um programa em homenagem a Bussunda.

(Com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host