UOL Entretenimento Televisão
 
17/02/2006 - 19h56

Carnaval 2006: Caia no samba sem sair de casa

Da Redação
  • A modelo Giane Carvalho foi o destaque da Globo em 2005

    A modelo Giane Carvalho foi o destaque da Globo em 2005

O folião televisivo, que pretende acompanhar o Carnaval do conforto de sua poltrona, não vai ter do que reclamar. As emissoras pretendem rechear novamente suas grades de programação com transmissões e flashes ao vivo dos pontos mais badalados da folia. Rio de Janeiro, Recife, Olinda, Salvador e São Paulo foram as cidades escolhidas.

Se em Salvador o Carnaval começa um mês antes da data oficial, na tela da TV a festa começa mesmo na sexta-feira, 24 de fevereiro, com a transmissão dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo na Globo e com a animação dos trios elétricos pelas ruas da capital baiana na Band.


GLOBO

Na Globo, 350 profissionais e 25 câmeras vão cobrir o Carnaval de São Paulo. Na sexta (24), a TV Globo começa a transmissão logo depois do "Globo Repórter", com narração de Chico Pinheiro e Renata Ceribelli; comentários de Maurício Kubrusly e Leci Brandão.

A primeira escola a entrar na avenida será a Gaviões da Fiel. Na seqüência, virão Rosas de Ouro, Nenê de Vila Matilde, Acadêmicos de Tatuapé, Império da Casa Verde, Vai-Vai e Mocidade Alegre, cujo desfile está previsto para terminar pouco antes das 8h.

No sábado, entrarão na avenida as escolas Unidos do Peruche, Tom Maior, Acadêmicos do Tucuruvi, Águia de Ouro, Unidos de Vila Maria, Leandro de Itaquera e X-9 Paulistana. A apuração do carnaval de São Paulo será exibida na terça-feira (28) às 9h30.

Para os desfiles do Grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro, cerca de 700 pessoas - entre técnicos, jornalistas, iluminadores e produtores - estarão envolvidas na transmissão. Com direção geral de Aloysio Legey, o Carnaval carioca começará a ser exibido a partir das 21h de domingo (26), direto da Marquês de Sapucaí, com o desfile da Acadêmicos do Salgueiro. Serão 22 câmeras na avenida.

A narração é de Maria Beltrão e Cléber Machado, com comentários de Maria Augusta, Haroldo Costa , Ivo Meirelles e Dudu Nobre. Na Esquina do Samba, o jornalista Márcio Gomes vai ancorar a participação dos repórteres na avenida. A atriz Cláudia Rodrigues estréia no Carnaval fazendo esquetes da sua personagem em "A Diarista".

Os melhores momentos dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro serão mostrados em compactos na segunda (27) e na terça-feira (28) às 15h45. Na quarta-feira (1/3) às 15h45, será transmitida a apuração dos desfiles e o resultado do Carnaval 2006 no Rio de Janeiro.


SBT

No SBT, serão exibidos boletins especiais do carnaval do Rio, São Paulo e Salvador durante os quatro dias de folia. No domingo (26) e na segunda(27), durante o desfile das escolas do grupo especial na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, o canal mostra com exclusividade os bastidores do concorrido camarote da Brahma, que recebe dezenas de celebridades. A apresentação fica por conta de Adriane Galisteu.


BANDEIRANTES

A Band deve concentrar suas atenções no Carnaval baiano, com cerca da 70 horas de transmissão ao vivo, começando às 22h da sexta-feira (24) e terminando na madrugada da Quarta-feira de Cinzas. A emissora batizou o evento de Band Folia e já oferece cotas publicitárias em seu site oficial.

Entre os apresentadores deste ano, estarão Otávio Mesquita, Claudete Troiano, Carla Perez, Betinho (da Band FM), Otaviano Costa e Mariana Ferrão. O Carnaval da Band também vai ter a participação especial de Netinho (de volta ao axé) e da cantora Carla Cristina.


Rede TV!

Já a Rede TV! deverá escalar Nelson Rubens, Luísa Mell, Monique Evans e a turma do "Pânico" para entrarem de "penetras" na festa dos outros canais. Além da clássica cobertura da entrada do Gala Gay, na terça-feira (28), emissora deverá instalar seu estúdio móvel na concentração dos Sambódromos, para antecipar novidades e entrevistar as celebridades presentes, como tem feito nos últimos dois anos.


CULTURA

A TV Cultura leva ao ar de sábado (25) para domingo (26), entre 0h30 e 6h, a "Maratona Especial - Samba & Carnaval", que inclui diversos programas dedicados à comemoração, como o "Bem Brasil Especial Samba". O canal ainda exibirá flashes da cobertura do Carnaval de Salvador.
Hospedagem: UOL Host