UOL Entretenimento Televisão
 
21/01/2006 - 10h00

Canal Zap: Luana Piovani deve comandar programa infantil na Record

por Luiz Almeida
  • A atriz e apresentadora Luana Piovani

    A atriz e apresentadora Luana Piovani

Luana Piovani poderá fazer parte do casting de atores da Record. Mas a atriz não deverá participar de nenhuma novela na emissora. Luana, que já gravou alguns pilotos de um programa infantil, batizado de "Xereta", está propensa a apresentar a atração na Record. Destinado às crianças de 6 a 13 anos, o programa será semanal.

Mãe coragem

Pela primeira vez na carreira, Júlia Lemmertz está tendo a oportunidade de interpretar uma personagem que realmente existiu, caso da atual Dona Júlia, da minissérie "JK", da Globo. A tarefa de dar vida à mãe do ex-presidente Juscelino Kubitschek, porém, fez com que a atriz se cercasse de alguns cuidados. Ela interpreta dona Júlia dos 28 aos 75 anos de idade - dos 76 até sua morte, aos 99 anos, o papel ficará com Ariclê Perez.

A atriz conta que leu bastante sobre a verdadeira dona Júlia e fez algumas viagens a Diamantina e Tiradentes, onde pôde conversar com diversas pessoas. Nessas cidades, a atriz ouviu relatos sobre a perseverante dona Júlia. "Embora tenha recolhido vasto material, é um trabalho difícil, pois 'encarno' a personagem em várias décadas", avalia.

Filhos do solo

Ainda em 2006, muito provavelmente no segundo semestre, a Globo vai começar a produzir séries regionais. A intenção é fazer adaptações de textos de autores brasileiros contemporâneos, que serão gravados em diferentes estados do país. Batizado de "Quadrante", o projeto será comandado por Luiz Fernando Carvalho, diretor da microssérie "Hoje É Dia de Maria". A primeira série será uma adaptação de "A Pedra do Reino", de Ariano Suassuna.

Recorde

O Cartoon Network tem motivos de sobra para comemorar. De acordo com o Ibope, o canal fechou o ano de 2005 como líder de audiência dos canais da TV paga entre crianças de 4 a 11 anos e adolescentes de 12 a 17. Dos 40 programas mais assistidos pelo público infantil, 32 são exibidos pelo Cartoon. Além disso, o canal também liderou a audiência entre os canais de tevê por assinatura no Brasil no horário nobre - das 19h30 à 0h.

Consenso

As três associações de tevê aberta - Abert, Abra e Abratel - estão em comum acordo sobre qual será o melhor padrão de TV digital para o Brasil. As representantes do setor enviaram um documento ao Ministério das Comunicações, defendendo que o modelo japonês é o mais eficaz. De acordo com a carta, as associações acreditam que o padrão é o único com capacidade de recepção móvel - para transmitir conteúdos para celulares - e também por ter alta definição.

Novo ciclo

Após a temporada de gravações em Campinas (SP), a produção do remake de "Sinhá Moça", da Globo, vai desembarcar em Bananal, região cafeeira do mesmo estado. Na próxima segunda-feira, dia 23, a trama começa a ser gravada na região. Já estão confirmadas as presenças de Débora Falabella, Osmar Prado e Patrícia Pillar, que interpretam, respectivamente, Sinhá Moça, Barão de Araruna e Dona Cândida.

===Rápidas===

  • A série "Menino Maluquinho", da TVE Brasil, inspirada no livro homônimo de Ziraldo, está prevista para estrear na semana do dia 19 de março.

  • Marcílio Moraes, autor de "Essas Mulheres", da Record, já tem nova incumbência na emissora. Marcílio já se prepara para apresentar uma nova sinopse que deverá abordar o universo dos esportes radicais.

  • O quadro "Lá em Casa", do "Charme", do SBT, vai visitar a casa da atriz Maitê Proença. No bate-papo com Adriane Galisteu, Maitê vai falar sobre a carreira e o atual momento profissional.

  • O Canal 605, da Directv, estréia neste sábado às 12h o penúltimo episódio da série "Chico Buarque". Batizado de "Saltimbancos", o especial vai abordar o espetáculo infantil "Os Saltimbancos", do próprio compositor.

    Foi bem

    A bela interpretação de Cássia Kiss como a Dona Maria de "JK", da Globo. A atriz tem esbanjado talento e vem utilizando as tintas certas para passar toda carga dramática à sofrida personagem.

    Foi mal

    A presença quase diária da ex-prostituta Bruna Surfistinha nos programas de TV. Na última quinta-feira, ela esteve mais uma vez no "Boa Noite Brasil" da Band para contar suas aventuras.
  • Hospedagem: UOL Host