UOL Entretenimento Televisão
 
14/12/2005 - 22h16

"Superpop" exibe homenagem a Mauricio de Sousa e cai na cilada dos programas gravados

MANOELA PEREIRA
Editora do UOL Televisão
  • Sem mencionar que o programa era gravado, <i>SuperPop</i> anuncia a presença de Mauricio de Sousa

    Sem mencionar que o programa era gravado, SuperPop anuncia a presença de Mauricio de Sousa

Televisão no fim do ano tem dessas coisas: programas que normalmente são exibidos ao vivo começam a "desovar", em dezembro e janeiro, edições previamente gravadas, geralmente com muita antecedência.

O objetivo dessas gravações é óbvio: permitir que a equipe e, principalmente, o apresentador da atração possam viajar, ou mesmo desfrutar de um "merecido descanso" no período das festas. Jô Soares, por exemplo, nem se preocupa em preparar entrevistas inéditas. Coloca no ar, durante seu longo período de férias, uma série de reprises das "melhores entrevistas do ano".

Mas o maior problema dessa prática nem sempre é oferecer conteúdo "gelado" para o telespectador, que na maioria das vezes nem percebe que se trata de um programa gravado --e os apresentadores fazem de questão de camuflar isso. O maior problema é perder o controle do que será exibido, e passar informações desatualizadas para o público. Além disso, é comum a exibição de entrevistas com convidados que sofreram algum acidente ou mesmo protagonizaram algum escândalo entre a gravação e o dia do programa ir ao ar.

Na noite desta quarta-feira (14), justamente no primeiro dia das férias de Luciana Gimenez na Rede TV! (ela volta ao vivo somente em 15 de janeiro), o "SupePop" caiu nessa cilada dos programas gravados.

A atração, que normalmente vai ao ar ao vivo, exibiu uma homenagem gravada com o desenhista Maurício de Sousa como se ele estivesse no programa em tempo real. Logo ele que, desde a última segunda-feira (12), encontra-se internado em um hospital da capital paulista com pneumonia grave.

No programa, Gimenez reuniu o desenhista, a Turma da Mônica e a família do artista, como a filha Mônica, para uma homenagem, sem ao menos informar ao público que o programa havia sido gravado. E olha que espaço para isso é o que não falta no "SuperPop", que abusa de legendas emotivas no pé da tela. Na ausência da apresentadora, essa seria uma boa solução.

Como se trata de um programa polêmico, mesmo em homenagens, a apresentadora promoveu uma espécie de "Esta é a sua vida" com depoimentos de amigos, ex-professores e até com declarações polêmicas da filha Mônica, que revelou que, por muitos anos, tentou desvincular sua imagem da personagem e "fez até terapia". Uma infeliz coincidência. 'Leia também','Rede TV! envia mensagem ao UOL Televisão|http://televisao.uol.com.br/ultnot/2005/12/15/ult698u9769.jhtm','Quadro de saúde de Mauricio de Sousa é estável|http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u56025.shtml','Mauricio de Sousa é internado com pneumonia|http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u56014.shtml'
Hospedagem: UOL Host