UOL Entretenimento Televisão
 
12/12/2005 - 19h20

Letícia Spiller reforça especial de fim de ano da Globo

FLÁVIA LOBATO
Do PopTevê
  • Letícia Spiller será Sabrina em <i>Quem Vai Ficar com Mário?</i>, da Globo

    Letícia Spiller será Sabrina em Quem Vai Ficar com Mário?, da Globo

Numa receita que não deu certo na primeira vez, o jeito é mudar algum ingrediente. É o caso de "Quem Vai Ficar com Mário?", especial de fim de ano da Globo, exibido pela primeira vez em 2004, que volta à telinha no dia 29 de dezembro. Desta vez, o novo tempero da trama é uma radical mudança no comportamento do mulherengo crítico gastronômico Mário, protagonista interpretado por Thiago Lacerda.

Na nova temporada, Mário decide trocar todas as mulheres do seu caderninho por uma só. E a personagem que tem a função de dar um pouco de romance à vida do "garanhão" é Sabrina, interpretada por Letícia Spiller. Ela é também uma sofisticada crítica de restaurantes que vive às turras com o rival de profissão. "Tudo porque um acha que escreve melhor que o outro", adianta Spiller.

Uma pitada de egos exaltados aqui, um encontro casual ali, gostos em comum... Pronto: a mistura desanda e a acidez das línguas afiadas dos dois cede lugar a um doce desejo. "Quando a Sabrina se depara com aquele deus grego, ela pensa: 'eu não posso dar mole para ele!'", conta a atriz, que não aparece na telinha desde "Senhora do Destino". "Mas claro que ela não resiste. E acaba se entregando logo no primeiro encontro", completa.

COM GOSTO DE PRIMEIRA VEZ

Esta é a primeira vez que Letícia Spiller participa de um especial da emissora. O convite partiu do diretor Jorge Fernando, com quem ela já trabalhou na novela "Zazá", na qual interpretava Beatriz, uma "chef " de cozinha. A gastronomia, aliás, é um assunto no qual a atriz tem algum conhecimento e realmente mete a colher. "Na época da novela, eu tive aulas com uma amiga que é dona de restaurante e na época ela me apresentou ao "chef" José Hugo Celidônio", relembra.

Como exemplo de seu desembaraço no assunto, Letícia conta que costuma reunir os amigos em torno da mesa e gosta de preparar cuscuz marroquino --um granulado de sêmola normalmente servido com legumes cozidos. Ela cita ingrediente por ingrediente, como quem está na cozinha se deliciando com aromas e sabores.

Eclética, a atriz prepara --e come!-- de pastas a peixes, passando por um bom doce de cupuaçu. Mas o que não pode faltar no prato dela são as saladas.

Fora a gastronomia, Letícia Spiller alimenta planos em outras áreas, como a captação de recursos para um filme e um texto teatral. Também se aperfeiçoa em línguas --inglês e francês-- e pretende fazer cursos nas áreas de Filosofia e Literatura. Ultimamente, o que a tem mobilizado muito é a "Escola da Floresta", um projeto no Acre, junto à tribo dos índios Ashaninka, visando a exploração sustentável da floresta pelas populações ribeirinhas. "Sou madrinha da iniciativa. Filmei a situação lá e agora quero ajudar a divulgar o projeto", diz ela, que esteve na região em junho de 2004, durante a festa de comemoração pela demarcação do território.

Na TV, a atriz lamenta ainda não ter sentido o gostinho de participar de uma minissérie. "É uma obra fechada que permite ao ator trabalhar com mais calma, se aprofundar no personagem. A novela muda muito de caminho", avalia Letícia.

Desde que terminou de fezer Viviane, de "Senhora do Destino", a atriz não tem freqüentado os estúdios do Projac e também não tem nenhum convite para voltar aos folhetins. Mas acha que a elegante e doce Sabrina pode exorcizar o peso da vilã da trama de Aguinaldo Silva. "Ela é mãe solteira, trabalha, é ética...", define a atriz, que também se encantou com os deslumbrantes e sensuais vestidos que a personagem usa no especial.
Hospedagem: UOL Host