UOL Entretenimento Televisão
 
09/12/2005 - 14h50

Bianca Rinaldi vive na TV mais uma personagem sofrida

FABÍOLA TAVERNARD
Do PopTevê
  • Bianca Rinaldi vive a médica Joana na novela <i>Prova de Amor</i>, da Record

    Bianca Rinaldi vive a médica Joana na novela Prova de Amor, da Record

Assim que leu a sinopse de Joana, sua personagem em "Prova de Amor", Bianca Rinaldi percebeu que teria de chorar --e muito!-- em cena. Depois de interpretar a atormentada Isaura em "A Escrava Isaura", a atriz não imaginou que mais uma vez lhe seria oferecido um papel com tamanhas inquietudes emocionais. Mas foi exatamente o que aconteceu. A médica, escrita por Tiago Santiago especialmente para a atriz, sofre horrores ao saber que um de seus gêmeos não sobreviveu ao parto. Depois, cisma em seguir sua intuição materna e passa boa parte da trama procurando o filho que, para os outros, está morto. "Bem-feito para mim. Quem manda chorar bem? Mas é a minha função. Se o público não chorar comigo, meu trabalho não está direito", diverte-se.

Disciplinada, Rinaldi é o tipo de atriz que se prepara para dar veracidade aos seus papéis. Disposta a inteirar-se com a profissão de Joana, ela conheceu a rotina da pediatria de um hospital de São Paulo e quis saber mais sobre os "Doutores da Alegria", um grupo de teatro voluntário que visita hospitais infantis. Não satisfeita, leu sobre o transplante de células-tronco, objeto de estudo da médica, e foi conversar com as "Mães da Sé", mulheres que, a exemplo de sua personagem, tiveram seus filhos desaparecidos, mas ainda têm esperança de encontrá-los com vida. "A fé que elas têm é comovente. Quem vê, acha que a Joana está pirada. Mas é só a mãe atrás da cria", defende.

Tamanha carga emocional seria facilmente transportada para a vida da atriz se esta não fosse mais uma de suas preocupações. Decidida a "não levar a personagem para casa", há quatro anos ela faz terapia. Segundo Rinaldi, as sessões a ajudam a separar a hora de se emocionar quando a cena pede e esquecer totalmente os infortúnios dramatúrgicos com o "ok" do diretor. "Hoje, aprendi a me desligar do trabalho", ensina.

Luiza Dantas/CZN
"Não precisei da Globo para construir minha carreira"
Mesmo tendo atuado em tramas da Globo, como "Malhação" e "Explode Coração", e protagonizado "Pícara Sonhadora" e "A Pequena Travessa", ambas do SBT, a atriz de 31 anos só ficou realmente conhecida ao protagonizar "A Escrava Isaura", na Record. Atualmente, a novela é reprisada na emissora e foi comprada por diversos países, como Argentina, Chile, Portugal e Venezuela, onde ela tem, constantemente, de marcar presença em programas e eventos, tamanho é o sucesso por lá. "A novela é o acontecimento do ano na Venezuela. Agora, quando viajo para o exterior, já estou vendendo 'Prova de Amor'", confessa.

Apesar dos frutos internacionais que vêm colhendo graças à boa repercussão de seu trabalho, Bianca é categórica ao dizer que prefere não pensar na responsabilidade que isso traz. Satisfeita com a média de 15 e picos de 18 pontos no Ibope que "Prova de Amor" vem garantindo, ela jura que seu principal objetivo é satisfazer o público brasileiro, que considera ter um olhar muito mais crítico que o de outros países. "Lá fora eles apreciam a obra, embarcam na fantasia e pronto", avalia.

Dividida entre as gravações da novela, em que vive a personagem que considera a mais "humana" da carreira --a atriz brinca ao dizer que Isaura parecia mentira, de tão boa que era-- e o programa "Ressoar", exibido nas manhãs de sábado da Record, Bianca Rinaldi faz parte do seleto grupo de atrizes que se consolidou na carreira mesmo sem ter tido grandes chances na Globo. Ela explica que nunca foi de ficar de braços cruzados, esperando o "chamado" tão desejado por colegas de profissão. Preferiu priorizar os papéis que lhe dessem chance de mostrar seu talento. "Vou aonde há trabalho. Não precisei da Globo para construir minha carreira", gaba-se.
Hospedagem: UOL Host