UOL Entretenimento Televisão
 
08/12/2005 - 12h31

Ator Ícaro Silva "viaja" nas cores para criar um estilo moderno

FÁBIOLA TAVERNARD
Do PopTevê
  • Ícaro Silva faz o avoado Rafa em <i>Malhação</i>, novela teen da Globo

    Ícaro Silva faz o avoado Rafa em Malhação, novela teen da Globo

Para Ícaro Silva, quanto mais cores existirem em seu visual, melhor. O ator, que interpreta o aspirante a astrônomo Rafa, em "Malhação", foi até a Fundação Planetário, no Rio de Janeiro e mostrou, a cada troca de roupa, que variação --principalmente de cores-- é a palavra-chave em seu visual, que ele define como "street-urbano colorido". "Uso muitas cores e sempre opto pelo estilo mais urbano", diz.

Morador do Rio de Janeiro por conta do trabalho na novelinha, o paulista nascido em São Bernardo dos Campos é categórico ao afirmar que o visual adotado por boa parte dos cariocas foge bastante ao que ele usa no dia-a-dia. Definitivamente, bermudas floridas, blusas ao melhor estilo surfista, chinelo de dedo e boné são opções totalmente descartadas de seu guarda-roupa. Além disso, parte considerável de suas roupas são cedidas pela marca catarinense GreenJam, que satisfaz o gosto do ator de 18 anos. "Eu fico impressionado como aqui no Rio todo mundo se veste igual. É sempre esse jeitão despojado", alfineta.

Boné, aliás, é um acessório que mesmo se gostasse, Ícaro teria de abrir mão. Afinal, o cabelo "blackpower" não permite grandes variações, a não ser toucas no estilo "reggae" e faixas, que ele usa de vez em quando.
Além disso, ele insiste em dizer que, embora pareça, seu cabelo não está sempre igual. "Só eu sei quando gosto ou não", enfatiza.

Já brincos, anéis, colares e óculos escuros são acessórios indispensáveis para o ator considerar seu visual transado, desde que não sejam usados em exagero.

Quando a ocasião pede um modelito mais arrumado, ainda assim ele procura "destoar" um pouco. Ícaro enumera várias situações em que apareceu em festas que pediam o traje esporte-fino sem seguir tão à risca as recomendações. Por exemplo, o ator já apareceu de "smoking" numa festa com uma enorme faixa colorida no cabelo e a um jantar de gala com uma calça risca de giz, uma camiseta sem manga do Batman e uma gravata. Enfim, ele faz de tudo para aparecer. "Não vou ser hipócrita. Gosto de aparecer, mas não no sentido 'me notem', e sim para destoar", tenta explicar, aos risos.

Apesar deste lado "holofotes em mim", Ícaro jura ser muito tímido. O lado narcisista, ele diz deixar para Rafa que, além de ingênuo, "avoado" e de se achar a "última bolacha do pacote", não tem lá muita sorte com as meninas. Talvez estes sejam justamente os ingredientes que fazem sucesso com a criançada, com quem Ícaro tem de interagir constantemente. "Adoro dar autógrafo e interagir com o público. Mas quando percebo que sou o centro das atenções, morro de vergonha", insiste.

Ao que tudo indica, o personagem caricato, que parece saído dos desenhos animados, permanece na nova temporada da novelinha em 2006. Planos para o ano que vem, aliás, é o que não faltam ao ator. Não é novidade que Ícaro começou a carreira como escritor, ainda criança, e já tem três livros publicados. E ele pretende lançar em breve seu quarto livro, ainda em fase de finalização.

A carreira teatral também começa a ganhar gás --até agora, Ícaro só participou de peças amadoras--, já que está estudando o texto da peça "Vip", de Gustavo Reis, onde vai viver o aspirante a celebridade Caio. "É uma comédia que fala sobre o universo do atores e como eles encaram a fama de formas distintas uns dos outros", adianta.

Fora isso, ele reconhece que se desprender do Rafa para um futuro trabalho tende a ser mais difícil, pelo tempo que está "atrelado" a um mesmo personagem. Mas adianta que quer fazer de tudo, principalmente papéis dramáticos. "Acho que quem faz comédia, faz tudo. Mas gostaria muito de fazer um cara tipo o Zé Pequeno, do filme 'Cidade de Deus'", conclui.
Hospedagem: UOL Host