UOL Entretenimento Televisão
 
06/12/2005 - 13h41

William Bonner se diz "perplexo" com artigo publicado pela "Carta Capital"

Da Redação
Um artigo publicado pela revista "Carta Capital" esta semana deixou William Bonner "perplexo", segundo informou o colunista Daniel Castro, da "Folha de S.Paulo", nesta terça-feira (6).

Assinado por Laurindo Lalo Leal Filho, professor da USP, o artigo foi publicado nas primeiras páginas da revista e relata a rotina do "Jornal Nacional", com críticas a "superficialidade" de Bonner --que além de apresentador é o editor-chefe do noticiário-- na escolha dos assuntos que seriam exibidos no principal telejornal do país.

Segundo o professor da USP, que passou cerca de três horas na TV Globo para acompanhar a rotina da redação, William Bonner se referiu ao telespectador médio do "Jornal Nacional" como Homer Simpson (o simpático, mas limitado pai da família Simpson), porque teria dificuldade de "entender notícias complexas e pouca familiaridade com siglas como BNDES". Leal Filho visitou a redação do telejornal no último dia 23 de novembro, junto com um grupo de nove professores universitários.

Segundo um diretor da Globo, que falou ao colunista da "Folha", William Bonner só se referiu a Homer neste encontro. Sua intenção foi a de deixar claro que o desafio do "JN" é falar uma linguagem que todos entendam, sem aviltar o acadêmico nem afastar o menos letrado. 'Leia também','"Homer é um pai de familia", responde Bonner ao "Blue Bus"|http://televisao.uol.com.br/ultnot/2005/12/06/ult698u9698.jhtm'
Hospedagem: UOL Host