UOL Entretenimento Televisão
 
05/12/2005 - 20h12

Cartunistas do UOL estão na nova leva de animações brasileiras do Cartoon

MANOELA PEREIRA
Editora do UOL Televisão
  • O cartunista Caco Galhardo vai levar o Pequeno Pônei para as noites do Cartoon

    O cartunista Caco Galhardo vai levar o Pequeno Pônei para as noites do Cartoon

A história do super-herói mais estabanado dos quadrinhos, que até hoje não descobriu sua verdadeira identidade (por falta de tempo!), vai ganhar novos episódios no Cartoon Network.

A partir de janeiro, além de "Overman", o fascinante super-herói de Laerte, passam a dar expediente no canal --que é líder de audiência na TV paga-- a sensual e independente Aline, de Adão Iturrusgarai, o pônei ranzinza de Caco Galhardo, o solteirão Geraldão, de Glauco, e a turma de adolescentes do Luke & Tantra, tirinha de Angeli, fruto de sua convivência com os filhos. Todos os cartunistas escolhidos pelo Cartoon têm site oficial no UOL.

Laerte, que no ano passado adaptou pela primeira vez as tirinhas do "Overman" para a telinha, não viu muitos problemas em "dar vida" para seu personagem. "O modo como eu me expresso graficamente já é bastante inspirado nas animações", revelou.

CARTUM NETIUORQUE

A idéia de animar as tirinhas que fazem sucesso nos principais jornais do país partiu de Daniel Messias, um veterano da animação, que produz vinhetas para o Cartoon Network desde 2002.

No segundo semestre do ano passado, Messias fez a proposta para três cartunistas brasileiros, numa iniciativa inédita do canal de desenhos, que até então nunca havia exibido e produzido desenhos nacionais. O projeto, incentivado pela Ancine (artigo 39 da MP 2228-1/01), foi batizado de Projeto Cartum Netiuorque e exibiu uma série com 21 vinhetas inspiradas nas histórias de Overman, Geraldinho e Os Pescoçudos.

Para a nova leva de vinhetas, que estréia em 2006, o canal das Meninas Superpoderosas chamou mais dois cartunistas (Adão e Angeli) para se juntarem a Laerte, Glauco e Galhardo. Com exceção de Laerte, que continua com as aventuras de "Overman", Glauco trocou Geraldinho por Geraldão, enquanto Caco Galhardo prefere apostar nas aventuras de seu pônei mau-humorado. "Quero apresentar o Pequeno Pônei para o público do Cartoon, mostrar que ele é um artista subversivo. Entre várias tirinhas, escolhi uma que mostra o encontro dele com Chet Baker [trompetista, morto em 1988] e outra como dramaturgo", diz Galhardo, que ouviu várias vozes diferentes antes de bater o martelo naquela que "daria vida" a seu personagem.

Ao todo cada cartunista vai produzir cinco animações, com 40 segundos cada. A série terá 25 desenhos e será exibida ao longo do próximo ano no Adult Swim, bloco noturno de desenhos adultos do canal.

Conheça a seguir cada personagem que vai virar desenho no Cartoon:

Reprodução
Overman é o herói estabanado do cartunista Laerte
OVERMAN

O super-herói que fascina a todos com sua presença e atuação. Tão heróico que até hoje não conhece a própria identidade na vida real, continua às voltas com a eterna luta do bem contra o mal (com devidas pausas às sextas-feiras)




Reprodução
Luke & Tantra foi criada por Angeli
LUKE & TANTRA

Turma formada por "chicanos", negros, brancos e mestiços que usa dreadlocks, piercings, tatuagens e que se expressa através da música. São adolescentes que representam legitimamente a globalização.



Reprodução
O famoso Geraldão vai virar desenho animado
GERALDÃO

O principal personagem do Glauco é um consumidor inveterado de uns 30 anos, solteiro que mora com a mãe --com quem tem uma relação neurótica-- e continua virgem até hoje.





Reprodução
O pônei ranzinza de Galhardo vai parar no Cartoon
PEQUENO PÔNEI

Um artista subversivo.
Assim pode ser definido o Pequeno Pônei, que apesar da origem "fofa e amigável", faz de tudo para fugir do estereótipo que caracteriza a sua espécie. Fumante, já teve uma banda de hardcore, já fundou um grupo de teatro alternativo e até já procurou os conselhos de Chet Baker.


Reprodução
A sensual Aline, de Adão Iturrusgarai, estréia na TV
ALINE

Aline é uma desavergonhada. Tem dois maridos e ainda reserva energia para dar umas puladinhas de cerca. Mantém um caso com o borracheiro do bairro. Otto e Pedro morrem de ciúmes e de amores por Aline.




Hospedagem: UOL Host