UOL Entretenimento Televisão
 
18/10/2005 - 19h02

Documentário da STV conta a história das canetas Bic Cristal

Da Redação
  • O modelo original da Bic, que lembra um lápis apontado, é produzido até hoje

    O modelo original da Bic, que lembra um lápis apontado, é produzido até hoje

Imagine só a revolução: numa época em que quase todo mundo exibia suas glamorosas canetas tinteiro, surge no mercado uma caneta descartável, feita de plástico transparente, e que permitia escrever apoiado em qualquer lugar porque a tinta não vazava.

Ícone da praticidade do homem moderno e, claro, do design, as canetas esferográficas, com aparência de um lápis bem apontado, começaram a ser produzidas em larga escala na França, no início dos anos 1950, pelo empresário Marcel Bich. Desde então, a produção de canetas nunca foi interrompida, muito pelo contrário, registra um salto impressionante: de 10 mil unidades vendidas, no primeiro ano, para cerca de 100 bilhões, meio século após sua criação.

Nesta quinta-feira (20), a faixa "Visões do Mundo" da STV (Rede SescSenac de Televisão), exibe um documentário inédito na TV sobre a história da Bic Cristal, modelo inspirado no invento do argentino José Ladislau Biro que, sem fôlego para produzir suas canetas esferográficas, vendeu a patente para o empresário Bich, assim mesmo, com "h" no final.

Produzido pela produtora francesa Arte France/Lapsus e com 26 minutos de duração, o documentário mostra o surgimento da primeira linha de produção de canetas descartáveis que, diferentemente de outros modelos esferográficos produzidos na época, não copiava o formato das peças de tinteiro. Revolucionárias no design e também conceito, as Bic Cristal foram produzidas para atrair o grande público com qualidade, praticidade e preço.

Vale destacar que a novidade chegou ao Brasil somente em 1961, e, durante algum tempo, era proibido assinar documentos e cheques com as tais esferográficas. Mesmo assim, a Bic Cristal vendeu 3,6 milhões de unidades em seu primeiro ano no país. (Manoela Pereira)

VISÕES DO MUNDO - Caneta Bic
Quando: quinta-feira (20), às 22h (com reprises na programação)
Onde: STV - Sky (3), DirecTV (211), Tecsat (10) e Net Digital (92)
Hospedagem: UOL Host