UOL Entretenimento Televisão
 
14/10/2005 - 11h41

Repórter da Globo critica cobertura política da emissora

Da Redação
Carlos Dorneles, repórter especial da TV Globo e autor do livro "Deus é inocente, a imprensa não", enviou na terça-feira a uma lista de jornalistas da emissora e-mail em que, numa iniciativa inédita, critica abertamente a cobertura que a rede vem fazendo da crise política, informa o colunista da "Folha de S. Paulo" Daniel Castro.

No e-mail, há a seguite declaração: "Ontem [segunda] fiz uma matéria sobre as tentativas de intermediações do irmão do presidente Lula. Denúncia baseada em matéria de 'Veja' de dois dias antes. Saiu no 'JN', com o devido destaque. Mas, no mesmo dia, o 'Estadão' dava matéria sobre a descoberta de conexões entre Cristiano Paz, sócio de Marcos Valério, e o comitê de campanha de José Serra. Não demos. Seria uma ótima oportunidade para mostrar que estamos fazendo uma cobertura jornalística da crise política. Falhamos".

Para Ali Kamel, diretor-executivo de jornalismo da Globo, "divergências sobre a publicação ou não de matérias são fato rotineiro, e salutar, em todas as boas redações". "Vimos com naturalidade as ponderações de Carlos Dorneles e lamentamos que elas tenham sido feitas com atraso. Dorneles reconhece que a melhor atitude teria sido travar a discussão antes dos telejornais daquele dia. Os telespectadores da TV Globo são testemunhas de que a postura de nossos telejornais é de buscar sempre total isenção", disse Kamel ao colunista.
Hospedagem: UOL Host