UOL Entretenimento Televisão

15/09/2005 - 20h32

Netinho anuncia canal de TV dirigido por negros; conheça

MANOELA PEREIRA
Editora do UOL Televisão

Divulgação

Netinho de Paula ao lado de seu irmão, que terá um programa no TV da Gente

Netinho de Paula ao lado de seu irmão, que terá um programa no TV da Gente

Netinho de Paula quer fazer uma revolução. Menino negro e pobre que nasceu na periferia da Grande São Paulo, o ex-vocalista do grupo de pagode Negritude Junior está prestes a subir mais um degrau de sua meteórica carreira, que nos últimos cincos anos teve várias inclinações: músico, apresentador de TV e agora empresário. "Estou prestes a fazer uma revolução pacífica, de inclusão social", revelou.

Conhecido como uma espécie de porta-voz da periferia, não só por realizar o sonho de "princesas" em seu programa na TV Record, Netinho está envolvido em movimentos socias --dentro e fora de sua comunidade-- e se prepara para lançar um novo canal de televisão, o TV da Gente, primeira emissora do país dirigida só por negros. "Faço questão que na direção deste canal tenha negros, só negros".

Difícil mesmo é acreditar que um canal de TV que já nasce com a bandeira de ter somente negros em sua cúpula não caia em preconceitos. Mas Netinho, que recebeu a imprensa na última terça-feira (13) afiado em seu discurso, faz questão de esclarecer que não quer "cair no erro" que a TV brasileira persegue há mais de 50 anos. "Não quero fazer uma TV racista, mas é legítimo existir uma TV dirigida por negros. Essa reparação vai além da luta pelas cotas nas universidades".

TV DA GENTE

Com estréia prevista para o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, o TV da Gente é um projeto que já vem sendo gestado há cerca de quatro anos, quando um assessor de Netinho descobriu que uma Fundação da cidade de Eusébio, na região metropolitana de Fortaleza (CE), havia ganhado a concessão de uma TV local e não sabia como utilizar. Após analisar a documentação e descobrir que "a papelada era legítima", Netinho solicitou ao Ministério das Comunicações uma parceria de conteúdo para o canal.

Desde então foram investidos cerca de R$ 12 milhões, sendo que 25% desse total (R$ 3 milhões) vieram de investidores angolanos em troca de conteúdo. "A TPA (Televisão Pública de Angola) quer exibir alguns programas e também encomendou uma série sobre a rainha Ginga (heroína angolana que enfrentou os portugueses no século 17).

Divulgação
Cinthya Rachel,
ex-TV Cultura, terá
um programa infantil
A COR DO BRASIL

Para preencher as seis horas diárias de programação, o TV da Gente já começou a produzir programas e ocupa as instalações que foram da extinta TV Manchete, um prédio localizado no Bairro do Limão, zona norte da capital paulistana. Até agora, o novo canal conta com 80 funcionários diretos e equipamentos digitais "de última geração", ambos frutos de uma parceria entre a empresa de Netinho, a JPN, e a produtora NDC Comunicação, que já ocupava o prédio com a produção de filmes publicitários.

Com a proposta de levar ao público "a cor do Brasil", o canal escalou Cinthya Rachel, ex-"Castelo Rá-Tim-Bum", para pilotar um programa infantil. "Cinthya está há 19 anos na telinha e nunca teve um programa só dela. Por que será?", alfinetou Netinho.

Além da atração infantil, o canal aposta em um programa esportivo, apresentado pelo ex-jogador de futebol Müller, um "talk show" sobre temas jurídicos, comandado pelo secretário de Justiça e Defesa do Estado de São Paulo, Hédio Silva Júnior, um programa de auditório voltado para o público jovem, que terá à frente o ex-vocalista do Br'Oz, André Marinho, e também em uma atração sobre o samba, comandada por Kikinha Sorriso e Gleides Xavier, ex-TV Globo e a única branca do elenco até agora.

Além de programas inéditos, Netinho negocia ainda a reprise de duas temporadas de "A Turma do Gueto", projeto que idealizou em conjunto com a TV Record, mas que acabou abandonando por não concordar com o encaminhamento proposto pela emissora em busca de audiência. "Violência não era a principal temática de 'A Turma do Gueto'. Quando o diretor de programação da época (Luciano Callegari) me disse que o público não estava muito a fim de ver negro se beijando, pedi para sair do projeto. Pra piorar, toda segunda-feira tinham de morrer pelo menos oito pessoas", revelou.

Por falar nisso, Netinho não pensa em abandonar a TV Record por conta do novo projeto. "Meu contrato com a Record vai até maio, meus espaços já estão todos vendidos e as negociações para a renovação estão encaminhadas. É bem provável que eu continue porque é um espaço importante em termos de representatividade e de grana."

100% BRASIL

O sinal do TV da Gente será distribuído em UHF para as regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Brasília e Fortaleza. "Surgiram duas propostas para entrar no dial do canal aberto, mas ainda nada foi concretizado", disse Netinho, que por cerca de dois anos foi garoto-propaganda da Net e agora tenta incluir seu novo canal no line-up das operadoras de TV por assinatura. "Acho que uma inicitiva 100% brasileira pode ajudar no crescimento da TV paga".

Ambicioso, inquieto e adepto do diálogo, como ele mesmo faz questão de ressaltar, José de Paula Neto não se cansa de repetir que está cansado de ver sua raça estereotipada na TV brasileira. "Quero mostrar que os negros não são só pagodeiros, jogadores de futebol e sambistas. Existem negros jornalistas, juristas, apresentadores de TV..."

Para não dar bola fora, nos últimos cinco meses estreitou seu relacionamento com os movimentos negros do país, e criou dentro do TV da Gente um conselho que vai opinar sobre a grade de programação e também sinalizar o que está sendo positivo e negativo na abordagem. Mesmo assim, Netinho faz questão destacar que sua proposta não é exclusivamente étnica. "Quero fazer uma TV com a liberdade que eu não teria se tivesse engajado no movimento negro. Quero abrir espaço para os profissionais negros e tratar da diversidade social com um todo."

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host